Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

quarta-feira, março 18, 2009

Cleópatra africana-outra vez

Um artigo que diz que Cleoptara era africana,

http://news.bbc.co.uk/2/hi/also_in_the_news/7945333.stm

e outro que desmente

http://timesonline.typepad.com/dons_life/2009/03/the-skeleton-of.html

O facto de não haver nomes associados ao tumulo, a idade do esqueleto estar errado, se desconhecer as mães respectivas de Arsinoé eCleopatra, leva-me a ser bastante céptico e a concordar com o segundo artigo.

terça-feira, março 03, 2009

Os outros gregos

Acabei de ler um livro chamado de “Other greeks”. Reporta-se aos camponeses das polis. A tese defendida pelo autor, é que basicamente metade da população era constituída por pequenos camponeses (seria o equivalente a uma "classe média" embora se tenha de utilizar com muitos cuidados esta expressão), que possuíam uma propriedade o que os tornava independentes dos grandes proprietários e foram as suas característica que deram o carácter de individualismo e democracia às cidades gregas (mesmo que no inicio o objectivo fosse apenas o de uma democracia censitária).
O que tem isto haver com Roma?
Bem, embora ele não se estenda muito sobre o fim das democracias, infere-se 2 coisas: a perda de controlo do poder devido à conquista macedónica significou que essa classe de pequenos proprietários deixou de ter o poder de legislar a seu favor (até então evitara a concentração de terras e aplicava o ostracismo de figuras indesejadas), pois quem passava a governar eram os aristocratas amigos dos reis macedónios Por outro lado, as necessidades de dinheiro devido aos permanentes conflitos dos epígonos, levou a que os impostos fossem aumentados para além do limite comportável pelos pequenos proprietários que perderam as terras (devido ao seu endividamento).
Um processo de algum modo semelhante ao que sucedeu com a tetrarquia. Os grandes proprietários não estavam para perder tempo com policultura e colocavam as suas terras em monocultura ou criação de gado, o que significa que a rentabilidade cai drasticamente (e levando ao abandono de terras marginais que só são rentáveis com um proprietário que lhe dedica muito tempo e investimento financeiro) reduzindo a população. Um estado que só lida com grandes proprietários acaba sempre por ter dificuldades em conseguir recrutar homens e cobrar impostos (como de facto sucedeu no século V d.C), além da diminuição real de homens disponíveis para combater e pagar impostos.
Q.F.M.