Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

terça-feira, dezembro 04, 2007

A família de Jesus
Eusébio de Cesareia, um hagiógrafo/historiador do séc. IV escreveu entre outras coisas, uma história do cristianismo. Ora embora ele próprio afirme que seja parcial (ao menos era honesto) dizendo que nas fontes que consultava, escolhia o que mais lhe convinha, ele é preciosíssimo, na medida em que teve acesso a fontes anteriores que estão perdidas actualmente. Uma das fontes, são os escritos de Hegesippus, um cristão do séc. II (de que apenas restam fragmentos).
Este Hegesippus descreveu o primeiro século de vida do cristianismo, até ao seu tempo. E uma das coisas que ele conta, é o que sucedeu à família de Jesus. Continuaram a viver na Judeia, fazendo parte do que se convenciona chamar “os judeus-cristãos”: eram cristãos que se mantinham fieis aos costumes tradicionais judaicos, (circuncisão, jejuns, ida ao Templo de Jerusalém, etc), formando a maioria aliás da comunidade cristã. Sabemos que Tiago, “irmão” de Jesus (apenas primo segundo os teólogos católicos, verdadeiro irmão segundo os teólogos protestantes) liderou a primeira comunidade. Os descendentes de Judas, “irmão de Jesus segundo a carne”, teriam segundo Hegesippas continuado a viver em Jerusalém, e vários teriam sido bispos.
Sofreram uma primeira perseguição durante o reinado de Domiciano, e sido mortos pelos judeus durante as revoltas contra os romanos no reinado de Hadriano, por serem considerados maus judeus (o que é curioso, dado que no resto do império, a separação entre os 2 grupos já se efectuara, dado o afluxo de pagãos).
De qualquer modo, farei um post mais alargado sobre os primeiros cristãos.
Q.F.M.