Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

quinta-feira, maio 31, 2007

Barlavento
Só agora reparei neste site, que o sertorius teve a amabilidade de enviar; de diversas informações culturais sobre o Algarve, por vezes algumas referem-se a escavações romanas. Independentemente disso, a página vale a pena ser vista.
http://www.barlavento.online.pt/
Entretanto o blog tem estado parado, mas assim que tiver tempo retomo os posts.
Q.F.M.

sexta-feira, maio 18, 2007

Os jardins de Luculus foram descobertos perto da praça de Espanha em Roma; as escavações já permitiram que mosaicos vissem a luz do dia. Mais informações aqui:

http://www.timesonline.co.uk/tol/news/world/europe/article1800843.ece

quarta-feira, maio 09, 2007

Concurso
Ok, novidades: foi descoberto o túmulo de Herodes o Grande (o que aparece na Bíblia ordenando a matança de bebés).
Quanto aos vencedores do concurso, não houve um único vencedor: os partos, os hunos, os cartagineses ficaram empatados.
Os partos eram um povo indo-europeu de que pouco se sabe. Estabeleceram um imenso império à custa dos seleucidas que se estendia da mesopotâmia às fronteiras da Índia. Tinham um regime feudal com um grande rei, tendo outros soberanos “menores” que viviam de forma mais ou menos independente só tendo a obrigação de fornecer tropas em caso de guerra. O seu exército era bastante pequeno, constituído por uns poucos milhares de cavaleiros couraçados (catafractes) da alta aristocracia e um número um pouco superior de cavaleiros arqueiros (nobreza de menore recursos), pertencendo ambos ao povo parto; a infantaria era constituída por povos submetidos (normalmente persas) de fraca qualidade. Isso significava que tinham uma enorme mobilidade, mas eram quase incapazes de conquistar cidades. Esmagaram os romanos em Carrhae, mas sofreram imensas derrotas e acabaram por ser derrubados por uma revolta dos seus súbditos persas. Nada resta da sua literatura, mas assimilaram uma mistura de cultura helenística e oriental e viviam das taxas do comércio e rendimentos agrícolas.
Os cartagineses- Povo fenício que se estabeleceu no norte de africa, criaram uma república mercantil. Com os recursos humanos e materiais que o seu “hinterland” lhes fornecia, puderam expandir-se territorialmente ocupando metade da sicília e a sardenha; acabaram por entrar em conflito com os seus aliados romanos e depois de uma intensa guerra marítima perderam as ilhas. Lançaram-se numa segunda guerra liderados por Aníbal (depois de novo período de expansão) e depois de algumas das mais espectaculares vitórias de sempre, foram novamente derrotados e perderam todas as possessões. A terceira guerra foi rápida, brutal e acabou com o seu aniquilamento. Não se sabe muito da sua cultura, tinham uma religião com divindades semelhantes a outros povos semitas (se bem que conservasse o uso dos sacrifícios humanos) e de um sistema político em que uma pequena aristocracia concentrava todos os poderes, de modo que os cidadãos quase não se distinguiam dos povos submetidos (como os líbios) e tinham de recorrer a mercenários.
Os hunos- um povo asiático nómada que se supõe que tenha vindo das fronteiras da china. Eram exímios cavaleiros e conseguiram criar um império com imensos povos submetidos que utilizaram para atacar os impérios romanos sob a direcção de Atila; derrotados pelo Império do Ocidente, e com a morte de Atila o seu império desagregou-se. Diversas tribos continuaram a servir no império do oriente até que foram lentamente absorvidas por outros povos. O pouco que se sabe dos seus costumes foi escrito pelos inimigos e é pouco lisonjeiro
Q.F.M.