Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

quarta-feira, novembro 15, 2006

Mulheres vencedoras de Roma-II
Pompeia
Apesar do nome era neta de Sila (o ditador). Pouco se sabe dela, para além de ter tido casada com César. Ficou conhecida por ter um pretendente que tentou entrar em casa, provocando um escândalo (apesar de ela nada ter haver com isso), e que levou a que César dissesse que não bastava que a mulher de César fosse honesta, era necessário que o parecesse também.
Agripina a nova
O seu pedigree era excepcional. Descendente de Augusto e de Marco António. Era também irmã do imperador Calígula (e seu amante), sobrinha do imperador Cláudio (e seu marido), ficou na história por direito próprio. Viu os irmãos serem assassinados, mas também se tornou uma mestre de intriga, eliminando vários rivais. Conseguiu que o seu filho Nero (nascido de um anterior casamento) fosse nomeado herdeiro do imperador em detrimento do herdeiro legítimo, Britânico. Provavelmente matou o seu marido, permitindo que o seu filho ascendesse. Em seu favor, pode-se dizer que os anos em que Nero deixou a mãe governar foram os melhores anos: ela rodeou-se de sábios administradores. Com o tempo Nero fartou-se e fez aquilo que nem Tibério apesar dos seus defeitos fizera e depois de várias tentativas falhadas, ordenou que soldados a matassem. A história (sobretudo a romana) sempre foi terrivelmente critica: o seu comportamento não era o que se esperava de uma mulher (e mesmo de um homem…). Ambiciosa, sem escrúpulos, inteligente.
Livia
A mulher de Augusto. A sua família sempre tivera o dom de estar no lado errado das guerras civis (contra César e Augusto). Augusto quando a conheceu obrigou-a a divorciar-se do seu marido (apesar de ela já ter dois filhos) e casou-se com ela pouco tempo depois. No entanto nunca tiveram um filho comum. Ela exerceu uma enorme influência sobre Augusto, recebendo numerosas honras. Os descendentes masculinos de Augusto foram todos sucessivamente morrendo (alguns de forma suspeita), só ficando os que eram casados com os descendentes de Livia. Augusto acabou por nomear sucessor Tibério, um dos filhos de Livia. Com o tempo a influência de Livia sobre o seu filho foi desaparecendo. É a antepassada inclusive de Calígula, Cláudio e Agripina a nova.
Arria
A única referência que encontrei foi que ela se teria suicidado no reinado de Nero, nas circunstâncias já descritas.
Q.F.M.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo site! Muitas informações interessantes.Quando vi que era um blog tive receio de entrar, mas vi que me enganei... Um prato cheio pra quem quer saber mais sobre Roma.

10:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Odeio Nero, odeio MESMO... entããão... por conseqüência tenho que odiar Pompéia também.
Comentário idiota.

3:13 da manhã  
Blogger Joaquim Baptista said...

A Messalina foi desclassificada?

4:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

estou fazendo um trabalho do colégio
e sem querer achei este blog.

gostaria de agradecer p pakas
me ajudou muito
vlw ae cara

;)

11:57 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home