Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

quinta-feira, setembro 21, 2006

A religião romana-I
É um assunto muito complexo, pois a religião romana modificou-se muito ao longo dos séculos, sofreu diversas influências e existem imensas lacunas no seu conhecimento, mas tentarei fazer uma apresentação.
Normalmente a religião romana costuma ser vista como uma mera cópia da grega (com nomes diferentes) acrescentados de alguns deuses orientais. Ora isso é confundir uma moda literária do final da república com a realidade.
Sendo os latinos um povo indo-europeu a sua religião tem imensas características comuns a outros povos desse grupo (celtas, persas, gregos, germanos). Só que muito cedo sofreu uma influência decisiva: a dos etruscos. Os romanos tinham no seu panteão uma tríade (Júpiter- deus supremo, Marte-deus da agricultura, e Quirino, um deus de que não se conhecem bem as atribuições), o que é comum aos povos indo-europeus. Ora Quirino era quase de certeza um deus de origem etrusca e Marte era-o também provavelmente (a menos que tivessem sido os etruscos a ser influenciados). Mais tarde por influência dos gregos, esta tríade foi substituída por Júpiter, Juno e Minerva (as últimas duas parecem ser de origem indo-europeia). Estes deuses oficiais (e numerosos outros como Jano, Neptuno, Plutão, Vesta) não tinham mitos como os gregos mas exerciam funções e deviam ser respeitados através do culto. Existiam diversos colégios de sacerdotes (os flâmines e as vestais eram os mais importantes) que existiam para assegurar esse culto que manteria os deuses satisfeitos e impediria que eles lançassem calamidades à cidade. Os deuses romanos eram bastante distantes por comparação aos deuses gregos com as virtudes e defeitos que os tornavam tão humanos: os de Roma cumpriam funções e eram de algum modo “pagos” para se manterem satisfeitos.
Ora esse carácter, faz com que os deuses romanos nunca tivessem sido “populares” na população (que tinham os génios, manes, e outros de que falarei mais tarde), o que a tornava alvo fácil a outros deuses. Mesmo assim, como era função do estado, o culto dos velhos deus romanos manteve-se até à proibição por Teodósio em 391.
Q.F.M.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

cara! Da mo preguiça d le essa budega! Aff vey! Faz um troçø diferentiih

5:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

q porra eh essa???

2:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

q putaria eh essa?

2:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

q e issoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado!qria mandar um bjo po meu pai,minha mae,minha mana,minha tia,e pa todo mundo aew!!!!!!!!!!!!!
bjow!!!!!!!!!! *69*

2:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá....
Issu é muito legal...
Adorei auhauhs
Bjux

4:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home