A guerra dos Judeus-I
Bem, ao ler a guerra dos judeus de Flávio Josefo, compreende-se muito melhor as constantes revoltas dos judeus sob o domínio romano.
A obra começa com a revolta dos macabeus (que aparece descrita no Antigo Testamento). Vemos lentamente os Asmoneus passarem de zelosos e austeros judeus (com uma liderança carismática) a uma monarquia em tudo semelhante às helenísticas: exércitos de mercenários com forte componente de falange, uma vasta corte cheia de intrigas e assassínios dentro da família. Até os nomes mudam: passam de Judas e Simão para Alexandre e Antígono em apenas um século. E surgem os romanos.
Intervindo a princípio a favor dos judeus contra os seleucidas, Roma tenta manter-se à parte dos conflitos internos. Mas no séc. I A.C. a coisa muda de figura: com os vários candidatos ao trono a apelar ao arbítrio, o senado não resiste. O pior é que o nível de corrupção que atingira Roma, atrapalhava-lhe a política: os generais enviados deixam-se corromper por todos os candidatos, cedendo o trono ao último licitante (depois de embolsar o dinheiro dos anteriores) e para cúmulo tratavam o país como se fosse terra conquistada deixando as tropas pilhar à vontade. Depois de algumas décadas de desgoverno, Antipatro (um estrangeiro, que se foi apoderando das rédeas do governo) e sobretudo o seu filho Herodes o grande (o que aparece na Bíblia como tendo ordenado a matança dos inocentes), instauram a ordem. O reinado de Herodes coincide com o de Augusto o que significa que a Judeia se torna um protectorado de Roma, embora mantendo a sua autonomia. Mas a morte de Herodes vai pôr tudo em causa: os sucessores não se entendem, os sucessivos imperadores vão dividir o território pelos vários descendentes e por prefeitos romanos. Os descendentes de Herodes controlavam com dificuldade os seus súbditos depois da pacificação forçada; os romanos não se iriam sair melhor, pois os judeus recordavam-se do seu triste papel no final da república. Vários prefeitos mais ou menos incompetentes sobre Cláudio e sobretudo Nero agravaram a hostilidade de uma população já de si hostil até à revolta.
Q.F.M.
Roma Antiga
Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.
3 Comments:
Adoro o vosso blog, vou tornar-me leitor assíduo :)
Best regards from NY! paxil paxil br a Free cell phone downloads nokia 6225 hot bodies ford excursion body kits baum blood pressure Dancing with the starstom irish dance recital Hylunia skin care and essential oils Paxil and breast feeding buspar comsexmovie Blue heaven sauna Apc alis ciales recall tadalafil Citalopram generic for celexa Major depression paxil cr Dog blow dryer Putting on the ritz stationery
Excellent, love it! 61 ford econoline pick up kissimmee answering service cisco wireless ip phone Serbia cartridges training management Psguard spyware remover http://www.cell-phone-2.info About the drug protonix http://www.web-search-engine-optimization-1.info Bluemarine handbags london Alaska at and t national cell phone plans batteries H-town knockin' da boots sacramento toyota trucks Asians teen asians Movie clips girls giving blowjobs Graphic card diagnostic tools
Enviar um comentário
<< Home