Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

terça-feira, agosto 29, 2006

Espectáculos provinciais
Os grandes espectáculos de Roma no Circo Máximo (ou de qualquer grande cidade como Antioquia) são sobejamente conhecidos. Mas a que teria acesso um habitante de uma pequena cidade como conimbriga ou Lutecia (moderna Paris) durante o império?
Partindo do princípio que tinha um anfiteatro (de madeira ou pedra), nos dias consagrados (não havia jogos todos os dias), poderia assistir de manhã a um combate entre gladiadores (que deveriam ser em princípio condenados à morte desarmados, mas podiam ser também profissionais armados) contra feras ou combate de animais contra animais, ou combate entre condenados à morte (se os houvesse em número suficiente). Os animais variavam conforme as facilidades de os arranjar, e os recursos dos patrocinadores que eram normalmente notáveis da cidade: tigres, leões, panteras, ou mais modestamente lobos e ursos.
Durante o meio do dia assistiria a execuções de condenados à morte (mesmo que não fossem da provincia, poderiam ser sempre trazidos de outras áreas).
À tarde vinha o grande espectáculo: combates de gladiadores profissionais. Existiam grupos itinerantes, que andavam de cidade em cidade (só as grandes cidades mantinham grupos permanentes de gladiadores), evitando-se os combates até à morte (nem os gladiadores nem os lanistas tinham interesse nisso), procurando-se fazer combates o mais espectacular possível e demonstrando técnica.
Muitas das cidades também tinham teatros onde eram representadas peças e ouvida música (dificilmente teriam um odeon exclusivamente para ouvir música).
Poucas cidades construíriam um circo especificamente para corridas de carros: se estas fossem organizadas (o que normalmente apenas acontecia nas maiore cidades), aproveitava-se um terreno livre.
Finalmente para o dia-a-dia existia sempre a possibilidade de ir ao forum e aos banhos públicos (onde se podia assistir por vezes a combates de pugilato, ler, jogar a dados ou outros jogos de sociedade, praticar desporto e claro tomar banho). Acabava por ser tudo muito semelhante a Roma, só que com menos variedade.
Q.F.M.

4 Comments:

Blogger João Moutinho said...

Brilhante este blog!

11:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Também concordo, o Blog é brilhante. Tive oportunidade de visitar duas cidades Romanas que me fascinaram, Pompeia e Ephesus.

Cumprimentos

4:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

na gostuhhh. tou a faxer ummm trabalhuhhh e oistuhh é fracuhhh!!!

6:49 da tarde  
Blogger Unknown said...

Amei este blog, esta me ajudando muito com o meu trabalho de história. Obrigada!

3:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home