Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

quinta-feira, junho 08, 2006

A literatura Latina do Final da República/Princípio do Império-V
Plínio o antigo (23-79)- Exerceu diferentes funções quer militares, quer civis. Escreveu um livro sobre as tribos germânicas, diversas obras sobre retórica e história. O que nos sobreviveu foi uma “história natural”: basicamente incluía todo o tipo de conhecimento (geologia, geografia, astronomia, biologia animal e vegetal, farmacopeia, etc). Faleceu na erupção do Vesúvio.
Plínio o jovem (63-113)- Sobrinho do anterior. Teve uma carreira militar e administrativa também. Escreveu poemas, numerosas cartas sobre vários temas. Uma dessas cartas asseguraria a Trajano um lugar único na idade média: ao responder a Pliínio que os cristãos não deveriam ser perseguidos por tal, mas unicamente se violassem as leis romanas.
Suetónio- Escreveu provavelmente o livro de história mais conhecido (juntamente com a guerra das gálias) da antiguidade: os 12 Césares. Descreve as vidas dos imperadores de Júlio César a Dominiciano, tanto pelo lado positivo, como principalmente o lado negro (com muitos detalhes). A ideia dos imperadores romanos serem um bando de loucos depravados que passavam o tempo todo em orgias e a matar por prazer é-lhe muito devida. Tibério um velho debochado, Calígula um louco que tornou nomeou o seu cavalo consul, Cláudio a ser constantemente a ser enganado pelas suas mulheres, Nero o incendiário progressivamente mais desiquilibrado. Mesmo os melhores como Augusto não escapam à sua critica (os banquetes organizados em períodos de fome). Outras personagens: Lívia que eliminava quem quer que fosse para o seu filho Tibério ascender ao trono, manipulando um fraco Augusto, Agripina a moça fazendo o mesmo pelo seu filho, tendo-se sujeitado antes a todos os caprichos de Calígula. Suetónio era definitivamente um conservador que detestava a monarquia e desejava um retorno à república do senado. A sua parcialidade é mais que notória (se o compararmo com Tácito), mas a fácil leitura faz esquecer isso.



Q.F.M.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! » » »

4:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home