Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

segunda-feira, abril 24, 2006

A literatura Latina do Final da República/Princípio do Império-III

Cícero (106-43 AC)- Político e orador romano, ocupou vários cargos públicos (embora plebeu, conseguiu tornar-se cônsul), bastante conservador (apoiou sempre o partido senatorial) e acabou assassinado nas proscrições do 2º triunvirato. Escreveu discursos abordando todo o tipo de temáticas (sob propostas de leis, defesa judicial de pessoas) e livros (sobre a amizade, o destino, etc) de que sobreviveu uma boa quantidade.

Catulo (84-54 AC.)- Um poeta que escrevia um pouco de tudo, mas que se celebrizou por poemas eróticos (para ambos os sexos) e insultuosos a quem o desagradava.

Tito Lívio (59 AC, 17 DC)- Considerado o grande historiador de Roma, embora não tenha sobrevivido toda a sua obra (uma história de Roma desde a fundação). E ao contrário dos grandes historiadores gregos (Plutarco, Thucydides), que tinham tido vidas politicamente e militarmente activas que os levavam a compreender bem o que descreviam e tinham mentalidade critica em relação a fontes, Tito Lívio que sempre teve uma vida sedentária e escrevia uma história gloriosa da cidade escolhida pelos deuses, não tinha essa experiência, levando a que escrevesse (sobretudo nas componentes militares) sobre assuntos de que não compreendia, tornando bastante discutível partes da sua obra; em relação aos primeiros séculos de Roma, dada a inexcistencia de fontes, a história confunde-se com mitologia.
Q.F.M.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Great site lots of usefull infomation here.
»

8:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home