A literatura Latina do Final da República/Princípio do Império-II
Ovidio (43 -17 AC)- Um dos grandes poetas do período áureo da literatura romana. As suas obras mais conhecidas são as metamorfoses e a arte de amar (li este e os seus conselhos servem perfeitamente para os dias de hoje com pequenas adaptações do género, substituir “evitar levar uma mulher a um combate de gladiadores” por “evitar levar uma mulher a um combate de boxe”).
Foi exilado por ordem de Augusto (provavelmente pelo escândalo que provou a arte de amar) e morreu longe de Roma.
Virgílio (70-19 AC)- Outro dos grandes poetas. Escreveu as éclogas, as Geórgicas e a Eneida (a sua obra provavelmente mais conhecida), que conta as aventuras de Eneias que foge de Tróia no momento da conquista, e depois de navegar pelo mediterrâneo chega a Itália onde se estabelece, criando a linhagem que dará origem a Rómulo e Remo.
Virgílio foi apoiado financeiramente por Mecenas, e depois pelo próprio Augusto, conseguindo tornar-se famoso sucesso (embora a Eneida só fosse publicada depois da sua morte).
Horácio (65-8 AC)- Outro grande poeta (não li nada dele). Fez parte do círculo de escritores patrocinados por Mecenas. Escreveu inúmeros poemas, mas é conhecido do grande público moderno por uma frase que fez sucesso num filme dos anos 80 “O clube dos poetas mortos”: Carpe Diem.
Q.F.M.
Roma Antiga
Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.
3 Comments:
Your website has a useful information for beginners like me.
»
Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»
Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»
Enviar um comentário
<< Home