Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

terça-feira, abril 04, 2006

A literatura Latina do Final da República/Princípio do Império
Vou durante alguns tempos falar de autores latinos do final da república e início do império; já tinha abordado o assunto para o baixo-império, agora vou para a época de apogeu da literatura latina. Vou começar com César, não só por razões temporais mas pessoais: não li autores latinos anteriores a César.
Se sabemos tanta coisa das suas campanhas, deve-se em parte porque ele as relatou. “Da guerra Gálica” é a sua obra mais conhecida, descrevendo os vários anos das suas campanhas contra os gauleses. Descreve os povos que encontra (que fogem um pouco, mas não demasiado do estereótipo de bárbaros cabeludos) com alguns costumes, a política e geografia. É um livro no entanto sobretudo militar, descrevendo as batalhas de hordas inumeráveis de bárbaros contra punhados de romanos que aguentando o primeiro embate sempre terrível, vencem a batalha numa carnificina (há um livro de um historiador alemão- Hans Delbruck -que desmistifica esses valores, pois seria impossível existir tanta gente com o tipo de economia da época).
Menos conhecido, mas igualmente importante, é a sua obra sobre a guerra civil (descreve os acontecimentos que aparecem na série “Roma” contra Pompeu, onde vemos (apesar de ser parcial) o seu génio militar a funcionar (e a sua capacidade de improvisação). Depois, existem outras obras que descrevem as suas restantes campanhas (no Egipto, Africa, Península Ibérica), que variam entre algumas que foram escritas por si, outras retocadas por colaboradores até serem escritas por outros autores em seu nome.
Os seus livros são excelentes fontes primárias (à falta de livros dos seus adversários ou outras contemporâneas), que se lêem bem (confesso que só li os dois primeiros livros), embora sejam também obras de propaganda e auto-glorificação com uma agenda política (às vezes bastantye óbvia, outras mais camuflada).
Os críticos dizem que usa um latim absolutamente correcto mas acessível e fácil com um bom domínio da língua sem ser rebuscado.
Q.F.M.

1 Comments:

Blogger Colecionar é Cultura said...

Olá amigo, sou professor de história,e aguardo ansiosamente por seus pareceres sobre a literatura do fima da república romana, sobretudo dos "Comentários da guerra gálica", de César.

Parabéns por vosso tão esmerado trabalho.

3:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home