Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

quinta-feira, março 09, 2006

Roma
Finalmente consegui ver a série Roma. Arranjaram-me os episódios, e vi os 2 primeiros. Gostei bastante. Além de haver uma preocupação com os aspectos materiais (os equipamentos militares parecem retirados de uma imagem da editora Osprey) podemos ver o mundo dos grandes e dos pequenos. A sociedade romana está bem descrita: as pessoas casam-se e divorciam-se de acordo com os interesses da família e da gens não interessando os sentimentos individuais (embora a maneira como elas gozam o tempo livre, dependa da sua astúcia e discrição).
Existe a preocupação não só de descrever acontecimentos, mas também de apresentar a vida material (roupas, alimentação), os costumes e passatempos.
É interessante a forma como são caracterizadas algumas personagens. Brutus já não é o Hamlet dividido entre a amizade e a república. Octávio é frio e ainda é cruel, embora a sua argúcia o vá lentamente obrigar a controlar-se. A existência de uma mãe daquelas explicaria o domínio que a sua futura esposa teria sobre ele. Marco António, bem é Marco António (não admira que tivesse perdido em Actium e já antes contra os Partos de forma tão miserável): soldado corajoso mas brutal, impulsivo, faltando-lhe o mínimo auto-controle. As personagens são orgulhosas, e tem um sentimento de superioridade por pertencerem à raça conquistadora: pouco importa que outros sejam mais cultos (os gregos), ou mais fortes (os germanos): eles tem a mistura certa que os tornou os senhores do mundo.
A série é de facto violenta: as pessoas crucificadas no primeiro episódio não tem a serena resignação que vemos habitualmente limitando-se a gemer, mas aqui gritam de dores; aparece nudez integral, o que não é muito vulgar em séries para o grande público. A trepanação mostra o que de melhor se podia fazer de acordo com a ciência médica na altura, sem nunca esquecer os deuses que são um complemento fulcral (e a religião romana era bem utilitarista: Pullo pede para ser libertado, estipulando o que pagará de promessa e alternativas caso não tenha possibilidades financeiras de pagar o elevado encargo).
O exército romano é apresentado como uma máquina eficaz, mas vemos que para isso era preciso disciplina, e a disciplina era severa, mesmo (ou principalmente) num exército de um general tão popular como César.
QFM

25 Comments:

Blogger Filipe Alves said...

Também tenho visto a série e estou a gostar. Gosto também do realismo que dão à cidade, que devia parecer-se mais com uma metrópole do actual Terceiro Mundo (Calcutá, Cairo, Carachi...) que com a cidade de mármore brilhante dos filmes de Hollywood.

12:32 da tarde  
Blogger Parca said...

Por acaso! Gostei da maneira como mostraram a cidade cheia de gente nas ruas a vender e fabricar os produtos e as várias classes misturadas a pé.

2:23 da tarde  
Blogger Maeve said...

Dei por acaso com este blogue e confesso-me não arrependida - é que há falta de quem goste de História e o nosso passado "recente" é, em boa parte, romano.
Quanto à série em questão, bem concebida, lamento apenas que não consiga competir com as telenovelas baratas dos restantes canais televisivos.É que o passado ensina e ajuda a compreender o presente, passo essencial para projectar um futuro melhor.

4:33 da tarde  
Blogger Parca said...

Isso é uma questão de marketing. Se a série fosse transmitida pela TVI, aposto que seria um sucesso: "veja a verdadeira história dos romanos" (e depois mostravam as cenas de sexo e violência), o que atraíria as audiências.

2:16 da tarde  
Blogger Ideafix said...

Sim,sim... as cenas de sexo são bem mais apelativas do que aquelas mostradas no "Crime do Padre Amaro".
Também estou absolutamente rendido à série. Eu, que me iniciei no mundo romano com as aventuras do Astérix e do Alix, estou agradavelmente surprendido com o realismo mostrado nesta série, contrastando em absoluto com o "Gladiador" e coisas do género. De tal forma rendido que não resisti e "baixei" da internet os episódios anteriores e os próximos. Ou seja, já a vi toda, de seguida. Parece que a HBO vai fazer uma segunda série (aproveitando o investimento de 100 milhões de dólares feito na primeira série). Se alguém quiser saber como se faz o download dos episódios, posso explicar. Não é dificil e cada episódio é relativamente "leve" - apenas 350 MB. E vale a pena!

3:21 da tarde  
Blogger Parca said...

Parece que a segunda série vais ser sobre as lutas de Octávio com Marco António. Tenho curiosidade de saber como irão evoluir os 2 legionários: será que vão tomar partidos?

3:22 da tarde  
Blogger publio crasso said...

Oi, este blog sobre a Roma Antiga é muito bom. Parabéns. Quanto ao seriado ‘Roma’ da HBO, eu fiquei com várias dúvidas do que foi mostrado, se realmente era história ou ficção. Tenho lido bastante sobre a Roma Antiga, como Suetônio, Plutarco, Comentários das guerras gálicas e civil, bem como pesquesas que tenho feito na internet. Tenho algumas dúvidas em relação à série Roma da HBO que não encontrei em nenhum outro livro ou lugar, como: Quando César depois de atravessar o Rubicão, dizem que entrou em Roma foi até o Senado e entrou montado no seu cavalo? O caso do roubo do tesouro do erário por Pompeu e depois recuperado por césar, onde se conseguiu esta informação? Plutarco diz que Décimo Bruto foi até a casa de César e o convenceu a ir ao Senado, onde acabou assassinado, no pé da Estatua de Pompeu, por que o seriado não mostra isso? Realmente Servília participou da trama contra César? Realmente Servília dormiu com a irmã de Otávio? Otávio realmente dormiu com sua irmã? Átia realmente organizou o ataque a Servília na rua onde ficou despida e seus criados mortos? César, após voltar da Gália, realmente acabou seu relacionamento com Servília? César realmente bateu em Servília? O que Servília ficou fazendo nos oito anos em que César lutou na Gália? Durante a Guerra Civil quem ficou cuidando da província da Gália e por que não houve revolta dos gauleses nesse período, sendo que na época em que César estava na Gália ocorreram várias? Vercingetorix realmente foi executado por estrangulamento durante o triunfo ou foi executado na prisão como afirma Plutarco? César realmente ia muito a casa de Átia? Ele realmente participava das festas que Átia dava em sua casa? César não levou Cleopatra para Roma que ficou vivendo por lá durante dois anos? E sua mulher Capurnia como teria reagido a esse fato? Marco Antonio realmente dormia com Átia? Suetônio e Plutarco dizem que, quando César foi morto Otávio estava em Apolonia? Por que então mostra César sendo assassinado e Servília chamando Átia e Otávio a sua casa ameaçando-os? Obrigado pela atenção alguém poderia me ajudar a resolver essas dúvidas? Muito Obrigado.

6:58 da tarde  
Anonymous Paty said...

gosto muito de Roma Antiga, mas não sou muito aprofundada no assunto, portanto deixo essas perguntas para outra pessoa. só queria comentar uma coisa da série. eu comecei a ver na HBO, e ontem estava vendo o sexto capítulo da 1ª temporada quando no cenário passa um cachorro magro, puro osso, sujo e doente. isso me fez pensar, como a série retrata bem uma cidade que como qualquer outra tem lá seus cães de rua. a questao nao é bem o cachorro em si, mas que em nenhuma outra série ou filme (principalmente hollywoodiano) tem um cachorro magro e horroroso passeando pelo set.

8:06 da tarde  
Blogger Edgard said...

Pelo visto, a minha vislumbração com o seriado da HBO vai muito além da minha imaginação. Sou aficcionado por históra antiga (um gosto pessoal desde a infância), mas pelo que venho acompanhando, esta mini-série que merece sim ser chamada de "SUPERPRODUÇÃO"; é vista por milhares de pessoas. Entretando, como sou um cara 1/2 xereta, acabei realizando algumas pesquisas, e descobri, por incrível que pareça uma falha, até bastante singela e que nada compromete a qualidade e a realidade passada nos episódios. No filme, Lucius Vorenus e Tito Pulo contam ser da 13ª legião de César, correto amigos? Pois bem, junto ao site da Wikipedia, verifiquei que realmente eles existiram sim, porém, eles eram da 11ª legião; mas quem sou eu, um humilde admirador da bela senão trágica história romana para discutir um detalhezinho tão insignificante... quem souber onde e como posso fazer o download dos episisódios da primeira fase, por César !!! me informe (hehehe...).Ah; por finalizar, sem contar que o inglês falado no seriado ser o britânico, que dá um certo charme ás lindas divas romanas, e uma classe a mais, mesmo quando de batalhas sangrentas. Um grande abraço aos colegas. Avis Ceasar !!!!

9:49 da tarde  
Blogger Edgard said...

Este comentário foi removido pelo autor.

9:49 da tarde  
Blogger Tom said...

Os episódios são encontrados para download no site www.islifecorp.com.br

11:57 da manhã  
Anonymous Inês said...

Eu reparei na resposta do Tom, mas não estarão os episódios legendados em Português do Brasil? Gostaria de fazer o download desta serie, mas legendada com o Português de Portugal... Se fosse possível. Obrigada :)

5:53 da tarde  
Anonymous A. Neto said...

Evidentemente, uma das razões pelas quais eles não produzem a terceira temporada é exatamente essa, bem relatada neste site: downloads gratuitos dos conteúdos. Eles investem muito dinheiro para fazer algo de qualidade, mas ninguém mais quer pagar os direitos autorais. Depois não adianta reclamar!

1:22 da tarde  
Anonymous Latina said...

Tal como voçês, também adorei a série!!! É fantástica! Também achei muito realista, foi a 1º coisa que notei. Acho muito bem que continuemos a dar valor ao nosso passado, afinal ele é a base de quem somos hoje (e a cultura greco-romana é uma grande influência para a civilização europeia, em especial, a latina). É de séries, assim de qualidade, que a nossa televisão precisa. Confesso que via uma novela no horário de Roma, mas quando descobri a série fiquei logo viciada! Esqueci a novela! Achei brutal que nos últimos episódeos, Octávio tenha feito com que os corpos de Marco António e Cleópatra entrassem na cidade, pressos a dois postes num carro, para que todos vissem! É demais que um rapaz tivesse tanto poder sobre os outros!
Concluindo, é uma série excelente!

10:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

PRA VOCE QUE É FÃ DE ROMA TENHO TODAS AS TEMPORADAS COMPLETAS.

ROMA
1ª Temporada - 6 DVDs - (DVD) – R$24,00
2ª Temporada - 5 DVDs - (DVD) – R$20,00

TENHO TAMBEM, DR HOUSE, THE OC, ONE TREE HILL, SMALLVILLE, SUPERNATURAL, GOSSIP GIRL, LOST, CSI, HEROES, 24 HORAS, ENTRE MUITAS OUTRAS COM OTIMOS PREÇOS.
Interessados enviar email para: dvds@folha.com.br

12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só gostaria de ratificar a brilhante produção e retificar um fato que aparece no oitavo episódio. Ocorre que Lépido era irmão gêmeo de Crasso, o Pompeu. Aliás estou realizando minha tese de doutorado em Roma Antiga (Ocidental) justamente neste assunto. Ah, para os que vivem questionando a ambiguidade divergente entre Julio Cesar e Cleópatra eu confirmo a suspeita tão prudentemente elaborada no livro "The Real Rome History" Britanic and American Union Association for the History, por Harvard: Pasmem, Julio Cesar era tio de Cleópatra!!!!

1)Quem tiver dúvidas mais absolutas e me enviem um e-mail (meu nome é Tadeu): inaciota@hotmail.com

2) Quem tiver interesse de participar de um projeto de pesquisa remunerado sobre as bases históricas da Roma Antiga, particularmente no período da República e do Império, favor me contactar por email (inaciota@hotmail.com) ou por cel(011 9155275).
A pesquisa será de campo, ou seja, teremos que pesquisar na Itália, em Roma, bem como em algumas universidades da Europa. Portanto, o inglês intermediário é necessário e, se alguém possuir italiano, melhor ainda. A pesquisa se dará entre dezembro deste ano e fevereiro do próximo com uma remuneração mensal de 850 euros.

Interessados, favor estabelecer contato nos seguintes endereços:
email: inaciota@hotmail.com
cel: 11 91552745

Um abraço à todos, Tadeu Inácio

3:54 da tarde  
Blogger freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

8:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

como era a campanha politica na roma antiga?????????

12:43 da manhã  
Blogger oakleyses said...

louis vuitton outlet online, louis vuitton handbags, oakley sunglasses, burberry outlet online, prada outlet, coach purses, longchamp outlet online, michael kors outlet online, jordan shoes, nike outlet, louis vuitton outlet, tiffany and co jewelry, michael kors outlet store, coach outlet, chanel handbags, tiffany jewelry, nike free, longchamp handbags, christian louboutin, true religion, christian louboutin shoes, polo ralph lauren outlet, michael kors outlet online, louis vuitton outlet, michael kors outlet, longchamp outlet, burberry outlet online, louis vuitton, ray ban sunglasses, cheap oakley sunglasses, coach outlet, gucci handbags, coach outlet store online, christian louboutin outlet, tory burch outlet online, michael kors handbags, red bottom shoes, polo ralph lauren, kate spade outlet online, oakley vault, nike air max, ray ban outlet, michael kors outlet online, prada handbags, kate spade outlet, true religion outlet, nike air max

6:34 da manhã  
Blogger oakleyses said...

hollister, ralph lauren, air max pas cher, nike free pas cher, scarpe hogan, nike roshe run, converse pas cher, air jordan, nike air max, new balance pas cher, air max, louis vuitton pas cher, vans pas cher, nike roshe, louis vuitton, hollister, timberland, sac vanessa bruno, michael kors canada, longchamp pas cher, longchamp, abercrombie and fitch, north face pas cher, sac michael kors, chaussure louboutin, ralph lauren pas cher, true religion outlet, mulberry, ray ban uk, burberry pas cher, louis vuitton uk, north face, barbour, michael kors uk, lululemon, nike air max, nike blazer pas cher, sac louis vuitton, hermes pas cher, nike air force, lacoste pas cher, ray ban pas cher, guess pas cher, true religion jeans, oakley pas cher, tn pas cher, nike free

6:38 da manhã  
Blogger oakleyses said...

north face jackets, lululemon outlet, babyliss pro, vans outlet, birkin bag, insanity workout, giuseppe zanotti, asics shoes, mac cosmetics, abercrombie and fitch, canada goose outlet, ghd, nike roshe, uggs on sale, ugg boots, nike trainers, herve leger, soccer shoes, ugg soldes, replica watches, p90x workout, soccer jerseys, ferragamo shoes, beats headphones, uggs outlet, longchamp, valentino shoes, ugg outlet, marc jacobs outlet, jimmy choo shoes, ugg, instyler ionic styler, mcm handbags, mont blanc pens, new balance outlet, uggs outlet, chi flat iron, canada goose, ugg boots, reebok shoes, canada goose outlet, canada goose outlet, hollister, nike huarache, wedding dresses, bottega veneta, celine handbags, north face outlet, nfl jerseys

6:42 da manhã  
Blogger oakleyses said...

moncler, links of london uk, moncler, moncler outlet, juicy couture outlet, uggs canada, moncler outlet, supra shoes, canada goose pas cher, hollister canada, louboutin, hollister clothing, baseball bats, iphone 6 case, toms outlet, canada goose, swarovski uk, replica watches, wedding dress, juicy couture outlet, timberland shoes, converse shoes, parajumpers outlet, pandora jewelry, gucci, moncler, hollister, moncler, thomas sabo uk, swarovski jewelry, nike air max, pandora charms, vans, montre femme, oakley, pandora uk, louis vuitton canada, karen millen, converse, air max, ray ban, lancel, coach outlet, ralph lauren, canada goose, moncler, ugg, canada goose

6:52 da manhã  
Blogger www said...


1dior handbags
ugg boots on sale
kids north face jackets
nike shoes
nike air jordan shoes
marc jacobs bags
michael kors handbags clearance 75% off
supra for sale
fitflops sale clearance
fitflop sandals for women
salvatore ferragamo shoes
jordan 6
gucci outlet
nike outlet
burberry outlet
air jordan 13
cheap uggs for sale
mbt shoes for women
nike nfl jerseys
coach purses outlet online
ghd
jordan 6
louboutin outlet
nike free run
clarks boots
prada shoes
jordan shoes
polo outlet
rolex watches for men
polo shirts
nike shoes
the north face sale
nike outlet online
michael kors outlet online
michael kors handbags
jordan 11
air jordan retro 6
michael kors outlet
marc jacobs handbags
fitflop sale
air jordan 6
air max
www.gucci.com
converse sale
michael kors outlet online
cheap uggs
juicy couture outlet
kevin durant basketball shoes
1118HXT

2:24 da manhã  
Blogger 柯云 said...

2016-06-07keyun
coach factory outlet online
coach factory outlet
oakley sunglasses wholesale
designer handbags
retro 11
true religion outlet
nike trainers men
coach factory outlet
nike air max uk
fitflop sandals
coach outlet
louis vuitton handbags
louis vuitton outlet
michael kors handbags
abercrombie and fitch
ray bans
adidas trainers
supra shoes
louis vuitton outlet online
burberry sale
discount jordans
coach factory outlet online
oakley canada
gucci bags
kobe shoes
ed hardy outlet
louis vuitton outlet
michael kors outlet online
ralph lauren
michael kors handbags
supra footwear
christian louboutin shoes
michael kors handbags
jordan 3 powder blue
nike store outlet
fitflop shoes
coach outlet clearance
michael kors outlet
cheap oakley sunglasses

9:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

jianbin0928
coach outlet online
ghd uk
ed hardy tshirts
tiffany jewellery
michael kors outlet
christian louboutin outlet
iphone case
ugg boots
coach outlet store
jordan 4

10:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home