Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Os banhos
Mais do que uma mera prática de higiene, para os romanos eram um passatempo.
O estado romano (desde os tempos da república), mas também privados, abriram banhos públicos; os grandes eram obra do estado e denominavam-se termas (thermae). Em ambos os casos pagava-se uma pequena quantia em dinheiro. Em princípio, as termas não eram mistas (havia horas diferentes para as mulheres e para os homens), mas dado que os imperadores estavam sempre a proibir essa situação, é provável que a legislação não fosse respeitada. Como os romanos se levantavam cedo, a meio da tarde estavam livres e poderiam deslocar-se aos banhos.
As dimensões dos banhos variavam, entre algumas poucas salas multiusos (nas províncias e nas mãos de privados) até grandes termas ocupando quarteirões de cidades, com salas especializadas.
Existia uma sala para as pessoas se despirem e guardarem as roupas. Poderiam depois deslocar-se a uma sala, onde seriam untados com óleo e depois praticar exercício (correr, nadar, lutar, etc), conversar ou mesmo ler (as maiores termas tinham bibliotecas). Depois poderia começar o banho propriamente dito. Ser-lhe-ia raspado suor e óleo do corpo numa sala. Ficaria no tepidarium (água e temperatura amena), deslocando-se depois para o caldarium (o nome diz tudo). O cliente poderia voltar se quisesse ao tepidarium antes de se deslocar ao frigidarium. Ainda existiam salas equivalentes à sauna (com massagens inclusive). A partir daí, seria uma questão de matar o tempo, dedicando-se a algumas das actividades já descritas, ou assistir (no caso das thermae) a espectáculos organizados. Até comida era aí vendida. Ao entardecer, os banhos/termas fechavam (em princípio) e toda a gente voltava para casa.
Q.F.M.

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É impressionante o grau de semelhança em certos aspectos entre a actualidade e Roma antiga. De facto perdemos imenso com a "Idade das Trevas". Apesar do declineo romano durante os séculos IV e V, se o império do ocidente se tivesse mantido ou pelo menos se não se tivesse desintegrado totalmente, a realidade/desenvolvimento actual estaria décadas ou mesmo séculos mais à frente do que se encontra agora.
Bom blog, precisava era de mais actualizações, pois há pouquíssimos blogs histórios na blogoesfera portuguesa. Continuem o bom trabalho.

Drake_1588

10:40 da tarde  
Blogger Fabiano said...

Agradeço os simpáticos comentários. O problema é que fazer pesquisa deste género demora o seu tempo, e temos vida extra-blog (além de termos outros blogs).
Para o anónimo: discordo. O império romano do oriente manteve-se, esteve séculos muito mais avançado que a europa, mas estagnado. Quando chegamos ao séc. XIV, pouco mais tinha evoluído e a europa já tinha ultrapassado tecnologicamente o império do oriente (que verdade seja dita, estava à beira do fim).
QFM

9:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

De facto tal é verdade, mas a pressão turca e até a mongol asfixiaram o império bizantino e a sucessão de imperadores fracos e a cobiça de alguns europeus (Cruzadas)contribuiram decisivamente para essa estagnação. Após Justiniano o declíneo é constante, a resistência e manutenção do status passa a ser a ideia principal (semelhante à Muralha de Adriano). Quando diz que "a europa já tinha ultrapassado tecnologicamente o império do oriente" no século XIV não é assim tão claro e evidente. Mas isso já é outro assunto, que não se inclui nos Banhos Romanos!

Drake_1588

11:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já agora o que pensa sobre a série "Roma" a decorrer na 2, ás 2ªs Fªs?

Antonio Rosa

9:10 da manhã  
Blogger Fabiano said...

Não considero o período de Justiniano um apogeu, pelo contrário, esgotaram as forças a conquistar territórios e a conservá-los que juntamente com as guerras contra os persas lhes liquidaram as hipóteses de se defender condignamente contra os árabes valeram as muralhas de constantinopla). Apogeu foi o reinado de Basílio II e a (ou melhoir, a partir da dinastia dos macedónios). Disse tecnologia, não cultura. Se bem que a alfabetização estivesse mais difundida no oriente, continuava com o velho sistema de mestres, dado que as escolas tinham durações intermintentes de acordo com as finanças locais e imperiais.Mas concordo que o assunto é demasiado vasto. Quanto a Roma: a essa hora estou a adormecer o meu pimpolho, que está com dores pelo crescimento dos dentes, por isso não posso ver infelizmente.

1:51 da tarde  
Blogger Agrupamento de Fenais da Ajuda said...

Queria dar os meus parabéns pelo blog!... Como Classicista, fico feliz por verificar que a antiguidade continua bem presente, dentro de cada um, à sua maneira!...

12:50 da manhã  
Blogger feniana said...

gostei imenso do blog.
ainda, hoje, as termas me fascinam, como espaço social.

7:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá!
Preciso de informações sobre: "Exercícios Físicos na Roma Antiga"
Dei uma olhada no Blogger, mas não achei nada específico, consegui o básico que todos possuem sobre a parte militar, gladiadores, etc, etc...
Queria saber se vocês podem me ajudar. Ex. quais exercícios (Ginástica) eles desenvolviam p fortalecimento do corpo antes uma batalha, se seguiam um programa de treinamento, como era aplicado, em que local era aplicado. Bem sei das influências da Grécia em boa parte disso, mas nada sei(pura ignorância) de algo criado pelos Romanos...
Caso vocês possam ajudar ficarei muito grata!
Meu email vss_vss_@hotmail.com

Até mais, espero retorno! VaN

5:29 da manhã  
Blogger Fabiano said...

Vai ter de me explicar o que pretende exactamente. Quer os treinos dos romanos no seu dia-a-dia, ou quer treino militar? E para que períodos?

4:43 da tarde  
Blogger Gabriel Peregrino said...

Os bizantinos limitaram-se a conservar a filosofia dos antigos, porque não existia a noção de progresso. Acho que o "fogo grego" deve ter sido a única inovação tecnológica de relevo, em mil anos de história bizantina. Quanto ao "declínio constante", não é bem assim. No século XII, nas vésperas da invasão dos Cruzados (1204), eram ainda a nação mais rica e desenvolvida da Cristandade.

1:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA SOBRE A ORIGEM DOS BALNEÁRIOS E ACHEI ESSE BLOG MUITO INTERESSANTE. PODERIAM ME INFORMAR SE AS TERMAS ROMANAS PODEM SER CONSIDERADAS PRECONIZADORAS DOS BALNEÁRIOS TAIS QUAIS CONHECEMOS HJ? E TBM NOMES DE LIVROS Q POSSAM ME DAR TAIS INFORMAÇÕES?

Agradeço desde já.

5:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No seriado Spartacus, episódio 5, o gladiador aparece sentado em um banco conversando com outro gladiador. Ele tem na mão um objeto comprido que ele passa para cima e para baixo no antebraço. Saberia me dizer o que é este objeto e qual sua finalidade?
agradeço

Mam
São Paulo

10:10 da tarde  
Blogger Juvenal Nunes said...

Nos banhos públicos, depois de terem oleado o corpo suado, os romanos raspavam a pele recorrendo a um objeto curvo em forma de foice, feito de cobre ou bronze, que se chamava estrígil ou estrigilo.
Era um objeto indispensável para remover o pó e a sujidade.

Juvenal Nunes

9:39 da tarde  
Blogger Unknown said...

qzz0710
swarovski outlet
true religion jeans
supreme clothing
nike air max 2015
fendi handbags
coach outlet
fitflops sale clearance
ugg outlet
reebok outlet store
coach factory outlet

6:57 da manhã  
Blogger Unknown said...

www0724

michael kors
pandora
bcbg dresses
nets jerseys
nike store
links of london
mulberry bags
jazz jerseys
harden shoes
givenchy jewelry



10:55 da manhã  
Blogger zzyytt said...

asics shoes
lebron 15
moncler jackets
lacoste polo shirts
links of london sale
coach factory outlet
goyard tote
off-white
crazy explosive
coach bags sale

6:46 da manhã  
Blogger yanmaneee said...

birkin bag
jordan 6
curry 4
jordan shoes
yeezy boost
air jordan
kobe 9
yeezy boost 500
michael kors handbags
supreme new york

4:05 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home