Erros
As situações que vou a seguir apresentar, referem-se a interpretações que se fazem da história baseado em pressupostos ideológicos e não em factos concretos.
Li/ouvi as situações que vou de seguida descrever há mais de um ano, por isso não me lembro bem dos pormenores.
1. Num programa de televisão (creio que foi do hora discovery) sobre Cleópatra, uma professora de uma universidade dos E.U.A. defendia que ela fora negra. Para tal, baseava-se no facto de se desconhecer a sua avó. De facto, toda a genealogia dos lágidas desde Ptolomeu I até Cleópatra VII é conhecida, com essa excepção. A professora defendia então, que era perfeitamente possível que Ptolomeu IX Soter II, tivesse escolhido uma mulher de origem negra (já que até então, todas as escolhidas para mães eram de sangue macedónio/grego ou quando muito um pouco de asiático, mas nunca negro ou mesmo egípcio), mas sem apontar qualquer prova, bastando para ela que o facto de a identidade ser desconhecida para representar uma prova. Se teoricamente isso era possível, acho pouco provável, até porque algum historiador da época teria referido isso.
2. Li num artigo, que um historiador americano defendeu que o imperador Septimo Severo (146-211) era negro. Apresentava como provas, o facto de este ser oriundo de Africa e ninguém ter referido explicitamente que ele era branco. O caso aqui é ainda mais caricato, pois inverte completamente a necessidade de apresentar provas. Septimo Severo era gozado por ter um forte sotaque púnico (as populações de origem fenícia que se tinham instalado no norte de Africa, criando Cartago), de ser duro e só se preocupar com o exército; creio que se ele fosse de cor negra, provavelmente também teria sido insultado por isso (apesar dos romanos não serem racistas no sentido que lhe damos agora). Os historiadores discutem normalmente se ele de facto era de origem púnica, ou de romanos que tinham emigrado aí, e acabado por se aculturar. E os retratos que dele ficaram, não mostram um indivíduo do tipo negróide (sendo o retrato romano da época ainda bastante realista).
3. O último caso refere-se a um achado arqueológico no reino unido. Um jornal referia que tinha sido encontrado uma sepultura do período romano com equipamento militar e que os arqueólogos pensavam que isso significava que os romanos teriam aceite nas suas tropas auxiliares mais bárbaras, mulheres, respeitando as tradições locais. Ora o que sucedera na realidade, fora que o curador de um museu local fora entrevistado, mostrara o tal esqueleto que fora escavado há mais de 20 anos, e que este tinha efectivamente restos de equipamento (não me lembro se tinha mesmo uma espada ou apenas a bainha), o que podia sugerir que a)fora uma viúva de um soldado que ficara com as coisas do marido (o que era ilegal), b)uma mulher em viagem (e levava essas coisas para se proteger) c)ou mesmo uma comerciante. Poderia ser outro caso qualquer, mas ninguém tinha apresentado melhor hipótese. Em ponto algum se dizia que fora uma mulher soldado. Pela nota positiva, o museu passou a ser muito mais visitado, o que deve ter alegrado apesar de tudo os funcionários do museu.
Q.F.M.
Roma Antiga
Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.
14 Comments:
Interessantíssimo blog cuja existência desconhecia.
Quanto a Cleópatra, mesmo que a sua avó fosse negra, no máximo Cleópatra seria mestiça e não negra.
Parabéns pelo blog.
Provavelmente, a mãe de Cleópatra seria de uma família nobre de origem macedónica, pertencente à élite de Alexandria... penso eu:)
Quase de certeza que sim. Só que como não sabemos se a avó era saída de um harém, a investigadora aproveitou-se disso (nos filmes de hollywood, as concubinas dos haréns são sempre negras).
Também já li um romance em que Cleopatra é apresentada como neta de Mitrídates do Ponto ("O Grande"), por via materna. Também me parece um disparate, porque os lágidas tinham de casar entre si... mas que achas tu sobre isso? :)
Ignoro com detalhes a sua genealogia, mas sei que tinha efectivamente sangue persa por um antepassado seu. É que lembra-te por via dos assassinatos/doenças/morte precoce, os faraó morriam sem filhos herdeiros e sucedia-lhes um dos irmãos mais novos que não fora casado com a irmã e que tinha já filhos de casamentos fora do circulo familiar. Mesmo que esse irmão mais novo, depois tivesse de casar com a irmã (para legitimar a ascenção ao trono), tinha já filhos mais velhos que iriam suceder-lhe em detrimento dos filhos de casamento com a irmã. Terrivelmente confuso, mas é assim.
É por isso que eles tinham todos um parafuso a menos:) abraço
É a demonstração de como a ciência não pode estar ao serviço de qualquer tipo de "agenda" ideológica. Impressionantemente, este tipo de "investigações" são cada vez mais comuns, e não só no estudo da História.
parabéns pelo blog, tem muita qualidade
Excelente blog que desconhecia por completo. Aproveito este artigo para te parabenlizar porque desmonta o modo como muitas concepções históricas se formam muitas vezes em bases de areia.
Como diz o arqueologo Carlos Fabião é muito perigoso fundamentar teorias nos dados ausentes.
paneleirada!
bando de racistas luzitanos
Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!
A professora defendia então, que era perfeitamente possível que Ptolomeu IX Soter II, tivesse escolhido uma mulher de origem negra (já que até então, todas as escolhidas para mães eram de sangue macedónio/grego ou quando muito um pouco de asiático, cotton sheets on sale , bedding sets online , gul ahmed bed sheets 2018 , bed sheet design bridal , luxury duvet covers , razai set , sofa cover sheet , velvet blanket mas nunca negro ou mesmo egípcio), mas sem apontar qualquer prova, bastando para ela que o facto de a identidade ser desconhecida para representar uma prova. Se teoricamente isso era possível, acho pouco provável, até porque algum historiador da época teria referido isso.
مكافحة النمل الابيض
مكافحة النمل الابيض
مكافحة النمل الابيض
مكافحة النمل الابيض
مكافحة النمل الابيض
مكافحة النمل الابيض
Enviar um comentário
<< Home