Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

segunda-feira, outubro 17, 2005


Os gladiadores -II
Se no primeiro século do império, qualquer um podia financiar jogos, os imperadores acabaram por reservar-se o monopólio dos combates de gladiadores, a menos que dessem permissão, o mesmo se passando fora de Roma. Nos dias em que ocorriam jogos, (normalmente nas saturnalia, ou em qualquer comemoração excepcional: ascensão do imperador, vitória contra inimigos, etc) é que se davam os combates de gladiadores (não era assim um acontecimento muito comum).
Antes dos combates propriamente ditos, eram feitos simulações de combates com armas de madeira. Só depois ocorriam os verdadeiros combates. Tanto podiam combater individualmente como em grupo por equipas (simulando verdadeiras batalhas). Quando num dos grandes combates (ainda com centenas de combatentes), ainda a principio, um gladiador era derrotado sem estar gravemente ferido, um juiz decidia o seu destino, não se incomodando a multidão em interromper os jogos nessa altura, só mais tarde depois de combates considerados excepcionais (por serem bons ou maus) é que intervinha, tal como o imperador. Conforme o resultado (vencedor, perdedor vivo, ou morto), saía-se por uma porta diferente.
Os gladiadores dentro da arena dividiam-se por categorias de acordo com o seu equipamento sendo estes por principais (existiam outras categorias):
Retiarius - é das figuras mais famosas: possuía uma rede e um tridente e uma peça de metal de protecção no braço esquerdo. O objectivo era conseguir envolver o adversário na rede de modo a imobiliza-lo; portanto deveria combater a uma certa distância (usando o tridente).
Trácio- usava um capacete que normalmente lhe tapava toda a cara deixando pouca visibilidade, um pequeno escudo, alguma protecção no corpo e uma espada curva com o usavam os trácios; para ter alguma hipótese, tinha de combater o mais próximo possível para anular o tridente e ser apanhado na rede.
Secutor- equipamento algo semelhante com o anterior, mas com mais equipamento de protecção nos braços e pernas o que o tornava mais pesado e menos móvel (e ainda capacete, um escudo maior, uma espada ou um punhal).
Os gladiadores tanto podiam combater individualmente como em grupo por equipas. (simulando verdadeiras batalhas).
Também se simulavam caçadas; animais ferozes (leões, tigres, tudo o que mais exótico se arranjasse) eram caçados como se estivessem ao ar livre. Não confundir com lutas de animais contra criminosos que combatiam só com uma arma (ou às vezes nem isso). Por curiosidade, a caça de esses animais para serem levados para os circos foi tão intensiva que se pensa que tenha contribuído para a sua extinção (os famosos elefantes do norte de africa, os leões do próximo oriente).
Q.F.M.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

burro

12:29 da tarde  
Blogger Unknown said...

I'm going to really try when they're okay I N I was feeling the fitness to work months wanted and everybody else and the hormone testosterone plays an important part in competitiveness testosterone the so-called male hormones actually produced by both men and women this we're analyzing our volunteers hormone levels throughout the competition to see how that testosterone responds I'm it seems that man I'm the camp biological response to a competition is very different not months and the man we see large fluctuations which is consistent with what one expects response competition but we see virtually 0 proficient

http://binaryoptionpay.com/
http://findbinaryoption.com/
http://findbestbinaryoption.com/
http://findtopbinaryoption.com/
http://binaryoptiontopbroker.com/
http://binaryoptionwork.com/
http://binaryoptionworkhelp.com/
http://binaryoptionworksupport.com/
http://listedbinaryoption.com/
http://reliablebinaryoption.com/

12:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home