Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

A queda de Roma e o fim da civilização por Bryan Ward-Perkins
Acabei de ler o livro. Bem, o livro é como o próprio autor admite, uma reacção contra uma série de autores que defendem que a queda do império romano não teve qualquer consequência (eu tive de ler um na faculdade de Henri Pirene que defendia essa tese). Explicando o contexto, se até à segunda guerra mundial, ninguém punha em causa que o império fora destruído centrando-se a discussão se isso fora porque os romanos eram decadentes/civilizados e os germanos selvagens/robustos (conforme se era pró-latino ou pró-germano), com a união europeia começou-se a colocar de parte essas questões para não ofender os nórdicos. O livro de Peter Brown tinha uma abordagem diferente (que é genial segundo as próprias palavras de Bryan Perkins), procurava observar o lento transformar da sociedade romanas. Começávamos com o ainda principado de Marco Aurélio, seguíamos pela crise do séc. III, a ascensão dos cristãos, a conquista do império pelos bárbaros e a convivência forçada, levando a uma lenta transformação/absorção da aristocracia romana e da sua cultura pelos germanos. Vemos assim o desfilar e de um mundo e de mentalidades, com a aristocracia romana a transmitir a velha cultura, impermeável às mudanças à sua volta.
Este ponto de vista foi imediatamente usado e levado às ultimas consequências, por outros autores que chegavam a propor que ninguém notara a queda do império (ou que até fora benéfico), que os bárbaros se limitaram a instalar-se pois pretendiam melhorar as suas condições de vida sendo rapidamente tolerados pela população local miscigenando-se formando as bases da população da Europa ocidental). A política contemporânea e o reabilitar do multiculturalismo, levou a que muitos considerassem Roma como uma opressora material, social e cultural, impedindo os povos autóctones de se desenvolverem (como os celtas), ao mesmo tempo que o estudo dos clássicos entrou em declínio.
Ora Bryan tem uma opinião radicalmente diferente. Com as diferentes crónicas da época (a começar pelo nosso Idácio), não custa ver que as invasões se fizeram com o habitual cortejo de destruição, roubo e mortes. Os confiscos de terras em proveitos dos vencedores, e na maioria dos casos a religião diferente professada pelos bárbaros eram outros factores contra as potenciais boas relações (além de que ninguém gosta de ver um bando de estrangeiros a entrar pelo seu território dentro).
Bryan sendo um arqueólogo, procurou através dos vestígios materiais, ver se existe alguma modificação no padrão de vida. E a conclusão é que sim. Estudando unicamente a população humilde (e não a aristocracia), pôde observar que o cidadão comum romano quer habitasse na Bretanha (o fim do mundo), quer no norte de africa, tinha acesso a uma série de bens de consumo (sobretudo através dos restos das ânforas que eram utilizadas para armazenar vinho e azeite, pode-se observar que as populações consumiam produtos externos à sua própria terra, não se limitando assim a uma economia de subsistência, embora outras provas sejam dadas), terminando esse consumo no período pós-romano, em que a população se limita a uma economia de subsistência (segunda metade do séc. V). Também o tamanho das cidades diminui muito (ao mesmo tempo que desaparecem aldeias), implicando uma contracção demográfica, que dificilmente se coaduna com uma economia próspera. Isto obviamente no ocidente, pois no oriente, a ausência de invasões não afectou a economia, até que as guerras sucessivas contra árabes, avaros e eslavos arruinou os bizantinos por seu turno (isto no séc. VII).
Também apresentou diversos argumentos para a queda do império do ocidente. Um deles chamou-me a atenção. Quando os bárbaros entraram pelos dois impérios (passando o Reno e Danúbio) no ocidente pararam na península ibérica (logo tinham acesso às 3 ricas províncias de Itália, Gália e Hispânia), tendo de parar aí devido ao mediterrâneo, permitindo que o ocidente tivesse como províncias de reserva a Africa e as ilhas que lhes davam ainda recursos financeiros e humanos para aguentar. Ora, estando a frota romana a proteger os carregamentos de trigo de africa para Roma, não podia estar na península ibérica, e assim que os vândalos conseguiram construir barcos (que não tinham de ser muito ser muito sofisticados) a reserva perdeu-se (o convite do conde Bonifácio não ajudou à situação). No oriente os diferentes povos podiam arrasar tudo nos Balcãs, mas chegando ao mar negro não podiam avançar, e sendo uma zona fundamental, a frota romana oriental estava aí concentrada não os deixando passar; logo as ricas províncias da Anatólia, Síria e Egipto estavam fora do alcance bárbaro, mantendo os cofres cheiros (além de serem zonas muito mais vastas que a africa e as ilhas), que podia continuar a suportar um exército grande (coisa que não sucedeu no ocidente). Isto somado a muita incompetência e azar liquidou o império do ocidente. Um bom argumento
A minha opinião sobre o livro: é um livro cheio de argumentos muito fortes e lúcido (ele aponta possíveis fraquezas dos seus pontos de vista, mas de facto eles são bastante convincentes, mas eu já estava convencido à partida).
A maior falha deste livro, é uma questão de estilo: o livro é de um arqueólogo realista que examina provas e as desmonta, contrapondo (com provas) o que considera correcto. Ora Peter Brown é um erudito, que estuda sobretudo as mentalidades e consegue recriar o mundo romano, levando-nos a empatizar com os pagãos que assistiam à remoção do altar da Vitória em Roma, ou dos aristocratas que na Gália do séc. V ainda se reuniam para fazer jogos literários, enquanto que as cidades eram cercadas pelos bárbaros. Bryan vai ao cérebro, mas Peter Brown ao coração.
Q.F.M.

21 Comments:

Blogger Catellius said...

Olá amigos,
Esta é a última mudança, espero.
O próprio blog deixou de se chamar "Eneadáctilo" e agora é "Pugnacitas", que significa "desejo de lutar" - um tanto piegas. Para amenizar o significado, o ícone é uma pena, sugerindo que a luta se dará com um brutal derramamento de tinta virtual...
A mudança foi causada pelo meu amigo Heitor Abranches, que disse:
"Acho que chamar o blog de eneadátilo é um pouco agressivo além de ser uma homenagem a alguém que não merece. Aliás, como já dizia o bordão, falem mal mas falem de mim."
Então, alterem o link de meu blog para http://pugnacitas.blogspot.com
O Heitor deve escrever mais sobre política. Já postou um artigo, sobre a Eleição do Presidente da Câmara em 2007. Entre lá e comentem, please!

Em breve mais dois super cabeções integrarão o blog. Alessandro Oliveira e Cyro Madeu.
Um grande abraço
Catellius (ex eneadactilo...)

11:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

PAX VOBISCUM.
Gostei de descobrir este blog, e mais , gostaria de “linkar” ao meu, se não se importam.
Não posso deixar de pensar que os Ingleses realizam documentários e estudos magníficos sobre tudo o que é romano, desde o armamento, à gastronomia, tendo metade da herança romana que nós, supostamente, temos… Cumprimentos!

11:06 da tarde  
Blogger Cuca Vazia said...

Gostaria de dar o parabens pelo blog, eu como estudante/professor de história gostei muito do blog e vou recomendar para alguns amigos.

Abraços.

3:40 da manhã  
Blogger Imperio said...

Blogivium: Claro que pode linkar à "vontade".
AO Cuca: obrigado!

9:39 da manhã  
Blogger Catellius said...

Grande Q.F.M.,
Estou com um novo post, intitulado

GALVÃO E A TRANSUBSTANCIAÇÃO

Começa assim:

"Bento XVI virá ao Brasil em maio deste ano. Não será o primeiro "nacional socialista" a ser bem acolhido no Brasil; Josef Mengele, Franz Stangl, Gustav Wagner e Herbert Cukurs são algumas das celebridades arianas cristãs que refizeram tranqüilamente suas vidas em São Paulo. Sua Santidade deverá aproveitar a missa, planejada para um milhão de pessoas, para anunciar a canonização do primeiro santo 100% brasileiro - o que é de pasmar, já que milagreiros costumam brotar mais facilmente em áreas de esgoto a céu aberto, insalubres, desassistidas por..."

Gostaria que você comentasse!

Um grande abraço!
Catellius

2:18 da manhã  
Blogger Imperio said...

Não acho muito boa ideia, dado que desconheço grande parte do que é a realidade brasileira. O que chega a Portugal, são as telenovelas da Globo, e ocasionais reportagens sobre violência nas ruas, o que é muito pouco. Quanto à igreja católica, esta é tão contraditória que teria de fazer um post a insultá-la e outro a elogia-la podendo escrever uma coisa e o seu contrário, que eram ambos aceitáveis.
Q.F.M.

12:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vou a meio, mas também já tirei algumas conclusões idênticas às tuas, boa semana.

2:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Cattelius...

Vamos por partes. O Brasil foi colonizado por Portugal, e recebeu uma herança católica apostólica romana que ainda hoje está presente na sua cultura. O fato do papa Bento XVI por aqui chegar não indica nenhuma preferencia por nazistas. Afinal até lutamos contra eles nos campos da Itália, coisa que o Glorioso Portugal não teve a decência (ou a coragem) de fazer. O fato (lamentável) do Brasil ter abrigado alguns criminosos nazistas não tem nada haver com alguma forma de proteção do governo brasiliero. Alguns desses criminosos foram localizados e prontamente presos pelas autoridades brasileiras.
Lamentavelmente caro Cattelius o Brasil não faz parte da Comunidade Européia nem teve em nenhum momento um império ultramarino para espoliar. Então faço questão que o caro tribuno conheça algumas de nossas empresas tais como a Embraer, a Petrobras, a Cia Vale do Rio Doce, a Embrapa o Bradesco e o Itau e algumas outras (inclusive a própria rede Globo) que fazem questão de desenvolver o país e o continente sul americano de modo social e ambientalmente responsável. Se isso não for suficiente o caro poderia dar uma pesquisada na produção acadêmica e científica das Universidades Paulistas (ou seja de São Paulo) a USP e a Unicamp para verificar que aqui se faz ciência e tecnologia, em língua portuguesa, no mais alto nível. Eu conheço e admiro Portugal, mas talvez o senhor não conheça o suficiente do Brasil.

Sds

11:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Cattelius...

Vamos por partes. O Brasil foi colonizado por Portugal, e recebeu uma herança católica apostólica romana que ainda hoje está presente na sua cultura. O fato do papa Bento XVI por aqui chegar não indica nenhuma preferencia por nazistas. Afinal até lutamos contra eles nos campos da Itália, coisa que o Glorioso Portugal não teve a decência (ou a coragem) de fazer. O fato (lamentável) do Brasil ter abrigado alguns criminosos nazistas não tem nada haver com alguma forma de proteção do governo brasiliero. Alguns desses criminosos foram localizados e prontamente presos pelas autoridades brasileiras.
Lamentavelmente caro Cattelius o Brasil não faz parte da Comunidade Européia nem teve em nenhum momento um império ultramarino para espoliar. Então faço questão que o caro tribuno conheça algumas de nossas empresas tais como a Embraer, a Petrobras, a Cia Vale do Rio Doce, a Embrapa o Bradesco e o Itau e algumas outras (inclusive a própria rede Globo) que fazem questão de desenvolver o país e o continente sul americano de modo social e ambientalmente responsável. Se isso não for suficiente o caro poderia dar uma pesquisada na produção acadêmica e científica das Universidades Paulistas (ou seja de São Paulo) a USP e a Unicamp para verificar que aqui se faz ciência e tecnologia, em língua portuguesa, no mais alto nível. Eu conheço e admiro Portugal, mas talvez o senhor não conheça o suficiente do Brasil.

Sds

11:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Catellius

Um último comentário. Nosso Glorioso Felipão foi um excelente técnico para a Seleção Portuguesa, não?

Sds

11:55 da tarde  
Blogger Parca said...

Sim, Portugal tem conseguido os melhores resultados das últimas 3 décadas.

9:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É certo que com a colonização deixamos uma pesada herança ao Brasiu, que foi evoluindo negativamente, com a criação das Iurdes e otras seitas, que só servem para explorar os analfabetos a troco de um distante ,lugar no ceu!

Em contrapartida recbemos do Brasiu,frutas tgropicais, picanhas, jogadores de futebol, e muitas putas!

Parece-me que a troca não foi má. Antes me quero ver rodeado de mangas , de papaias e de de pererecas, de que com os padres!

Mandem mais que a gente gosta, e quando forem sobrarem reexportamos para o resto da Europa, como fzemos com o Filipão!

cara zangado

5:29 da tarde  
Blogger freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

8:36 da manhã  
Blogger oakleyses said...

louis vuitton outlet online, louis vuitton handbags, oakley sunglasses, burberry outlet online, prada outlet, coach purses, longchamp outlet online, michael kors outlet online, jordan shoes, nike outlet, louis vuitton outlet, tiffany and co jewelry, michael kors outlet store, coach outlet, chanel handbags, tiffany jewelry, nike free, longchamp handbags, christian louboutin, true religion, christian louboutin shoes, polo ralph lauren outlet, michael kors outlet online, louis vuitton outlet, michael kors outlet, longchamp outlet, burberry outlet online, louis vuitton, ray ban sunglasses, cheap oakley sunglasses, coach outlet, gucci handbags, coach outlet store online, christian louboutin outlet, tory burch outlet online, michael kors handbags, red bottom shoes, polo ralph lauren, kate spade outlet online, oakley vault, nike air max, ray ban outlet, michael kors outlet online, prada handbags, kate spade outlet, true religion outlet, nike air max

6:34 da manhã  
Blogger oakleyses said...

hollister, ralph lauren, air max pas cher, nike free pas cher, scarpe hogan, nike roshe run, converse pas cher, air jordan, nike air max, new balance pas cher, air max, louis vuitton pas cher, vans pas cher, nike roshe, louis vuitton, hollister, timberland, sac vanessa bruno, michael kors canada, longchamp pas cher, longchamp, abercrombie and fitch, north face pas cher, sac michael kors, chaussure louboutin, ralph lauren pas cher, true religion outlet, mulberry, ray ban uk, burberry pas cher, louis vuitton uk, north face, barbour, michael kors uk, lululemon, nike air max, nike blazer pas cher, sac louis vuitton, hermes pas cher, nike air force, lacoste pas cher, ray ban pas cher, guess pas cher, true religion jeans, oakley pas cher, tn pas cher, nike free

6:38 da manhã  
Blogger oakleyses said...

north face jackets, lululemon outlet, babyliss pro, vans outlet, birkin bag, insanity workout, giuseppe zanotti, asics shoes, mac cosmetics, abercrombie and fitch, canada goose outlet, ghd, nike roshe, uggs on sale, ugg boots, nike trainers, herve leger, soccer shoes, ugg soldes, replica watches, p90x workout, soccer jerseys, ferragamo shoes, beats headphones, uggs outlet, longchamp, valentino shoes, ugg outlet, marc jacobs outlet, jimmy choo shoes, ugg, instyler ionic styler, mcm handbags, mont blanc pens, new balance outlet, uggs outlet, chi flat iron, canada goose, ugg boots, reebok shoes, canada goose outlet, canada goose outlet, hollister, nike huarache, wedding dresses, bottega veneta, celine handbags, north face outlet, nfl jerseys

6:42 da manhã  
Blogger oakleyses said...

moncler, links of london uk, moncler, moncler outlet, juicy couture outlet, uggs canada, moncler outlet, supra shoes, canada goose pas cher, hollister canada, louboutin, hollister clothing, baseball bats, iphone 6 case, toms outlet, canada goose, swarovski uk, replica watches, wedding dress, juicy couture outlet, timberland shoes, converse shoes, parajumpers outlet, pandora jewelry, gucci, moncler, hollister, moncler, thomas sabo uk, swarovski jewelry, nike air max, pandora charms, vans, montre femme, oakley, pandora uk, louis vuitton canada, karen millen, converse, air max, ray ban, lancel, coach outlet, ralph lauren, canada goose, moncler, ugg, canada goose

6:52 da manhã  
Blogger Lin Shijun said...

shijun 7.2
abercrombie
knockoff watches
abercrombie
jordan 4 retro
fendi bags
prada bags
oakley glasses
coach outlet
michael kors
lululemon
louis vuitton handbags uk
christian louboutin sale
adidas running shoes
ralph lauren outlet online
tory burch outlet online
louis vuitton handbags
copy watches
adidas shoes
oakley vault
toms.com
coach factory outlet online
michael kors uk
coco chanel
oakley outlet
new jordans
louis vuitton outlet
coach outlet
louis vuitton handbags
michael kors outlet online sale
abercrombie store
oakley outlet
air jordan 8
michael kors outlet
kate spade outlet
abercrombie outlet
louis vuitton handbags
hollister clothing store
coach factory online
kate spade
cheap toms

7:13 da manhã  
Blogger 风骚达哥 said...

20150926 junda
louis vuitton outlet
Jordan 8 Bugs Bunny
Buy Kobe Shoes Online Discount
michael kors handbag
Real Louis Vuitton Bags
Michael Kors Handbags Huge Off
michael kors outlet
coach outlet
michael kors outlet
Ralph Lauren Outlet Clothing
ugg boots
michael kors handbag
abercrombie
Michael Kors Outlet Handbags Factory Price
canada goose outlet
Mont Blanc Legend And Mountain Pen Discount
Abercrombie and Fitch Outlet Sale
Louis Vuitton Handbags Discount Off
Michael Kors Handbags Outlet Deals
ugg boots clearance
Authentic Louis Vuitton Handbags Cheap Online
cheap toms shoes
Lebron James Basketball Shoes Sale
Jordan 6 Rings Powder Blue
celine
Louis Vuitton Handbags Factory Store
Coach Factory Outlet Private Sale
michael kors bags
Jordan 13 Shoes For Sale
ralph lauren uk

12:02 da tarde  
Blogger 柯云 said...

2016-06-07keyun
coach factory outlet online
coach factory outlet
oakley sunglasses wholesale
designer handbags
retro 11
true religion outlet
nike trainers men
coach factory outlet
nike air max uk
fitflop sandals
coach outlet
louis vuitton handbags
louis vuitton outlet
michael kors handbags
abercrombie and fitch
ray bans
adidas trainers
supra shoes
louis vuitton outlet online
burberry sale
discount jordans
coach factory outlet online
oakley canada
gucci bags
kobe shoes
ed hardy outlet
louis vuitton outlet
michael kors outlet online
ralph lauren
michael kors handbags
supra footwear
christian louboutin shoes
michael kors handbags
jordan 3 powder blue
nike store outlet
fitflop shoes
coach outlet clearance
michael kors outlet
cheap oakley sunglasses

9:00 da manhã  
Blogger chenlina said...

chenlina20160630
coach outlet store online clearances
ray ban sunglasses
adidas yeezy
coach outlet online
coach factory outlet
michael kors purses
kobe bryant shoes
polo ralph lauren
cheap jerseys
nike sb shoes
longchamp outlet
replica watches
true religion jeans sale
coach outlet store online
coach outlet
jordan retro 11
gucci outlet
michael kors outlet
kate spade handbags
nike air jordan
ray ban sunglasses
fitflops
michael kors outlet
louboutin pas cher
coach factory outlet
adidas originals store
coach canada
nike roshe runs
longchamp handbags
celine bags
asics shoes
ghd hair straighteners
polo outlet
michael kors
replica watches
mont blanc
cheap oakley sunglasses
cheap jordan shoes
nike air max
hollister clothing
as

7:05 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home