Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

sexta-feira, março 16, 2007

Concurso
E o vencedor foi a civilização romana.
Hum, esta é complicada. Uma definição que aprendi, é que civilização são todos os elementos quer culturais quer materiais comuns e específicos de um grupo de pessoas; esta definição tem a vantagem (e desvantagem) de ser tão abrangente que engloba todos os grupos humanos (dos eskimós aos ocidentais).
Na civilização romana teríamos de incluir os diferentes elementos que os tornam únicos: a sua religião (politeísta, ritualista e pragmática), as suas instituições políticas (de uma república aristocrática mas que era obrigada a partilhar uma boa fatia do poder com as classes populares) e que devido à existência de vários partidos evitava a estagnação (mesmo que há custa da paz interior e as civilizações ocidentais herdaram isso que acaba por obrigar a um diálogo e uma maior tolerância), o seu direito (que embora duro, continha indicações claras do que se deveria fazer, tentando limitar a arbitrariedade dos juízes e sobretudo graças à mediação do estado evitava o conflito entre privados), a própria noção de que existe uma cultura comum que pode ser disseminada a vários povos e não guardada zelosamente para os que partilham a mesma etnia (como faziam os gregos), fazendo com que independentemente da sua origem étnica, qualquer um que seja educado nessa civilização e partilhe os seus valores, fará parte dessa civilização.
Os que não partilhavam do seu modo de vida (gregos a excepção) ou por terem uma civilização menos sofisticada eram considerados selvagens, ou no caso de não o serem (como os persas e egípcios), eram vistos como tendo uma série de outros defeitos (decadentes, efeminados, etc); mas os romanos não eram racistas, na medida em que os descendentes dessas pessoas poderiam vir a ser romanos de pleno direito (até mesmo filhos de escravos).
Os romanos procuravam construir uma mini-roma onde se estabeleciam; instalavam aí colonos que iriam espalhar o seu modo de vida e construíam uma série de edifícios considerados fundamentais para fazer parte da civilização (teatros, banhos, templos, etc), de modo a educar os indígenas e a incluí-los no seu mundo. É que Roma considerava que tinha uma missão, não se limitando a explorar os recursos do seu império (mesmo que se por necessidade o tivesse de fazer). O ocidente partilhou também desta ideia, e o resultado (concorde-se ou não), é que exceptuando tribos muito isoladas, todos os povos que habitam a terra acabam por ser influenciados pelo ocidente (mesmo os que dizem recusar os seus valores, usam pelo menos tecnologia ocidental, dado que é inevitável).
Sei que este post é um pouco básico, mas teoria da história nunca foi o meu forte…
Para o próximo mês: qual acham que foi o maior inimigo de Roma? Não vale dizer “os próprios romanos” ou “o tempo”, tem de ser um povo estrangeiro concreto que andou em guerra com eles.
Para mim foram os samnitas no sul de itália; entraram em guerra com os romanos ainda no séc. IV A C, e entraram em todas as guerras que houve contra Roma só "desistindo" quando foram aniquilados no séc. I AC (nesta altura já não tinham quaisquer hipóteses) por Sila que andou a arrasar as povoações (e habitantes) e entregar as terras a colonos latinos.
Q.F.M.
Adenda:
Não fui claro, mas vou ser agora: o concurso só vale para o império romano do ocidente até 476 e o império romano do oriente até 630 com Heráclio (sofreu tantas reformas que perdeu o pouco de latinidade que ainda tinha). Portanto João, os Turcos estão excluídos.

9 Comments:

Blogger João Moutinho said...

Não participei no concurso porque a transferência de blogs deixou-me aos papiros.
Mas a "civilização" penso ser uma escolha bastante feliz.
Como maior inimigo podemos considerar os turcos se considerarmos os bizantinos como romanos (os "rum").
Espártaco e o seu séquito também eram ferozes inimigos e não eram cidadãos romanos.
Quanto ao mior inimigo voto nos turcos (e achegava os venezianos) se Bizãncio vier a ser considerado.
Bom, se quiserem colocar o meu blog

2:40 da tarde  
Blogger Catellius said...

Olá amigos
Gostaria de ouvir vossos comentários sobre a decadência da arquitetura eclesiástica, desde a basílica romana acrescida por um transepto até os templos modernos.
Abraços!
Link para o Post

9:00 da tarde  
Blogger Catellius said...

*acrescida de um transepto

9:00 da tarde  
Blogger Rantas said...

O meu voto de maior inimigo de Roma iria para Aníbal, o cartaginês, se se pudesse considerar inimigos individuais.

A escolher um povo, escolheria os Partos.

Um abraço!

12:02 da manhã  
Blogger João Moutinho said...

Como não posso votar nos Turcos, voto na sua anterior versão os Hunos.
Estes procuraram a aniquilação romana e tinham uma máquina de guerra formidável, ao invés dos godos ou germanos que eram admiradores (e continuadores) dos conquistados.
Quanto a Cartago, já estou como o Nietzsche, o Império tanto necessita

10:03 da manhã  
Blogger João Moutinho said...

de amigos como inmigos.
Só que a minha escolha dos hunos não tem desta forma muita lógica.
Mas continuo a votar nos hunos porque não posso votar nos romanos que acabram com a República.

10:04 da manhã  
Blogger Gabriel said...

Voto nos cartagineses. Estiveram perto de dar a estocada que poderia ter sido a final.

8:49 da tarde  
Anonymous BABA said...

pessoal ajude com mais informações escolares que ajudam muito nos estudantes!

2:17 da tarde  
Blogger freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

8:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home