Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

terça-feira, março 06, 2007

Portugal Romano e O domínio romano em Portugal (este é uma espécie de versão 2.0) de Jorge Alarcão.
Quem quiser conhecer os vestígios arqueológicos do período romano no território Português tem de ler estas obras. Embora elas estejam já um pouco desactualizadas (a primeira remonta aos anos 70, a segunda a finais de 80), devido a prospecções e escavações ulteriores, tem a vantagem de serem compilações, e não haver obras (pelo menos que eu conheça) mais actualizadas.
É-nos apresentada de forma sucinta a conquista romana e a resistência dos indígenas, o processo de romanização e as várias divisões administrativas.
São apresentadas de seguida as listas das cidades e povoados romanos que se conhecem através da documentação/epigrafia. As povoações são divididas entre 3 grandes grupos: as que eram efectivamente cidades (normalmente centros administrativos como Conimbriga) e tinham todos os elementos típicos de uma cidade: basílica, teatros, termas, fórum ; depois vem povoações de média dimensão que tanto podem ser centros administrativos de pequenos territórios, como cidades industriais e comerciais (Setúbal), que também teriam alguns dos elementos de uma cidade romana, e finalmente simples aldeias e villae.
O sul do país possuía uma maior malha urbana, de que ficaram vestígios arqueológicos e registos escritos; o norte tinha mais aldeias (mesmo villae foram descobertas poucas). Muitas das povoações de que se sabe que existiam por informações de obras romanas (ou epigrafia) ainda não foram actualmente encontradas. Aliás, excepto poucos casos, o conhecimento que se tem das cidades romanas do nosso território é bastante fragmentado, pouco se sabendo sobre como seriam as cidades de média dimensão ou as simples aldeias (a sorte é mesmo Conimbriga).
O nosso território estava assim bem enquadrado no ocidente latino: fracamente urbanizado, com cidades médias e pequenas.
Nos capítulos seguintes são listados objectos materiais, túmulos, as actividades económicas mais relevantes (pesca, produção de cerâmica, mineração, etc).
Q.F.M.

2 Comments:

Blogger Manuel said...

Tenho aqui em casa o "O Domínio Romano em Portugal" e realmente é uma obra excelente para arqueólogos, mas no que toca a história da arte e da cultura parece-me que deixa água na boca.

Mas se tivermos em conta o que o autor afirma no prefácio, entendemos o real âmbito da obra:

"Os editores Aris & Phillips solicitaram-nos uma obra sobre Portugal Romano. O essencial deste trabalho seria um inventário das estações romanas de Portugal, com idicação dos vestígios e achados mais importantes e menção, para cada uma, da bibliografia mais relevante. A obra deveria, porém, incluir uma síntese, tanto quanto possível breve, da história política, económica e cultural."

10:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

type compound is one of these research chemicals and there are several kinds have research chemicals we could talk about psychedelic soaring the agencypsychostimulants they're like confetti mean or intact regions when pathogens

http://binaryoptionpay.com/
http://findbinaryoption.com/
http://findbestbinaryoption.com/
http://findtopbinaryoption.com/
http://binaryoptiontopbroker.com/
http://binaryoptionwork.com/
http://binaryoptionworkhelp.com/
http://binaryoptionworksupport.com/
http://listedbinaryoption.com/
http://reliablebinaryoption.com/

8:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home