Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

segunda-feira, Janeiro 17, 2005

Pax Romana
Bem, falando de jogos, também comprei recentemente um jogo sobre Roma, “Pax Romana”. É um jogo sobretudo dedicado à diplomacia e política que se passa nos últimos 2 séculos da república. Temos de escolher uma facção de Roma (populares, aristocratas, etc.), e temos de cumprir uma determinada agenda tendo cada facção, objectivos de vitória diferentes (sermos os mais ricos, ou os mais populares). Toda a política romana está lá: temos de fazer campanha para que os nossos vários candidatos ganhem as eleições para os diferentes cargos (questores, censores, cônsules); para essas candidaturas é preciso ter dinheiro (para distribuir pão, subornar eleitores). Como é difícil obter todos os cargos, devemos concentrar e escolher apenas os mais importantes (1 dos cônsules, 1 pretor e sobretudo 1 dos censores já que estes podem absolver-nos de escândalos de corrupção). É necessário também cumprir o cursus honorum (para o final do jogo já se pode passar por cima dessas formalidades). Depois de assegurar lugares de governo, podemos apresentar medidas a ser aprovadas pelo senado (importante ter boa oratória e mais $), como guerras, atribuição de fundos, distribuição de alimentos, etc. No caso de estarmos na “oposição”, não devemos sabotar sistematicamente os governantes, pois os mandatos são de 1 ano e arriscamo-nos depois de ter impedido um financiamento de jeito ao cônsul adversário ter de continuar a campanha militar sem tropas: é preciso pensar a médio prazo e no bem do país. Também nomeamos os governadores (e coloca-se a saque as províncias para se ganhar dinheiro e daí a necessidade dos censores). Como existem 6 facções, é facílimo o país tornar-se ingovernável com todas a facções a guerrear-se e sabotar-se (o que de facto aconteceu). Ao contrário de outros jogos, neste, Roma não tem uma direcção unificada com o resto do mundo à espera de ser conquistado; pelo contrário, as políticas vão ser muito aleatórias e o jogador raramente conseguirá concluir mais do que uma guerra bem sucedida (dado que pode perder o comando das tropas a meio de um conflito). Mesmo as legiões a partir de uma certa altura podem ser financiadas pelo nosso próprio bolso (no principio só com cônsules é que conseguimos controlar legiões), mas raramente teremos dinheiro para financiar grandes forças.
Em diplomacia, se temos de ser muito subtis com reinos helenísticos (alianças, exacções, tributos, etc.), com os bárbaros nem as aparências tem de ser respeitadas. Ainda temos a parte militar (tácticas e estratagemas) e económica (abertura de rotas, desenvolvimento de estruturas).
É um jogo que se torna de facto indigesto de tantos pormenores realistas que tem de ser geridos (demasiados menus que são muito pouco intuitivos), e o jogador arrisca-se a ver decorrer toda a política quase sem poder actuar (é facílimo aliás não nos preocuparmos com o bem estar de Roma e apenas da nossa facção com uma alegre dose de demagogia). Mas é o melhor jogo que já vi sobre Roma.
Q.F.M.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá!
Preciso de informações sobre: "Exercícios Físicos na Roma Antiga"
Dei uma olhada no Blogger, mas não achei nada específico, consegui o básico que todos possuem sobre a parte militar, gladiadores, etc, etc...
Queria saber se vocês podem me ajudar. Ex. quais exercícios (Ginástica) eles desenvolviam p fortalecimento do corpo antes uma batalha, se seguiam um programa de treinamento, como era aplicado, em que local era aplicado. Bem sei das influências da Grécia em boa parte disso, mas nada sei(pura ignorância) de algo criado pelos Romanos...
Caso vocês possam ajudar ficarei muito grata!
Meu email vss_vss_@hotmail.com

Até mais, espero retorno! VaN

5:21 da manhã  
Anonymous Mônica said...

Oi,

Gostaria de saber se vocês têm informações acerca das edificações onde ocorriam atividades relativas ao direito romano.

Abraços.

8:35 da tarde  
Blogger freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

8:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home