Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

sexta-feira, novembro 05, 2004

A Literatura Romana do Baixo-Império-II

Com os autores cristãos, também temos imensa variedade. Temos autores de poemas (alguns dedicaram-se mesmo a reescrever a bíblia usando a Eneida ou a Odisseia como modelos); a maioria é considerada bastante medíocre. Petronia Proba, Ausónio, Porfírio. Ausónio.
Muito mais importantes são de facto os teólogos cristãos. Vou apresentar alguns dos mais importantes.
S. Ambrósio (339?-397)- Sendo governador de Milão e apenas catecúmeno, quando o bispo da cidade morreu, foi aclamado bispo pelos fieis (cristãos e arianos). Deu os seus bens aos pobres e começou a dedicar-se ao estudo da teologia. Seguidor do credo niceano, escreveu hinos litúrgicos e sermões (que são o principal da sua obra). Acabou por meter-se na política ao escrever ao imperador Valentiano para não recolocar o altar da vitória no senado e quando obrigou o imperador Teodósio a fazer penitência por um massacre. Ainda escreveu livros contra as diferentes heresias, exegeses e numerosas cartas pastorais; não foi propriamente um inovador (como seria S. Agostinho na teologia), mas um polemista.
S. Jerónimo - Defendeu a ideia de que estudar os clássicos não era um pecado, e sobretudo era extremamente culto para um latino: sabia, latim, grego e hebraico (no ocidente o estudo do grego estava a ser abandonado e apenas o latim clássico era estudado pelas pessoas cultas, e mesmo assim com dificuldade. Fez a tradução (ou revisão conforme os casos) da Bíblia a partir de outras línguas (grego, latim, hebraico e aramaico), que é considerada a versão canónica pela Igreja Católica desde esse período (a chamada Vulgata; curiosamente foi muito mal recebida no seu tempo sobretudo porque o antigo testamento se afastava da versão dos 70 em grego). Tentou difundir os ideias ascéticos dos monges (que levavam uma vida extremamente austera nesse período, vivendo em grupos no deserto ou lugares ermos). Fez numerosos comentários da bíblia.
S. Agostinho ficará para um próximo post, sobre os autores do séc. V.
Q.F.M.