Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

quarta-feira, novembro 10, 2004

Literatura Romana do Baixo-Império-2,5

Bem, pediram-me para falar sobre Eusébio de Cesareia, e portanto vou fazer uma curta referência.
Sabemos que nasceu na segunda metade do séc. III na parte oriental do império e morreu por volta de 340. Ou seja viu a resolução da crise do séc. III por Diocleciano, a grande perseguição que este moveu à Igreja, e a sua legalização e favoritismo por Constantino.
Supõem-se que viesse de uma boa família, mas não há certezas; em data indeterminada tornou-se bispo de Cesareia. Quando estalou a controvérsia com Ário, tendo subscrito o concílio de Niciea, acabou por alinhar com aquele.
A sua obra literária é vasta: comentários da Bíblia, uma defesa de Orígenes, tratados de defesa do cristianismo contra o paganismo, numerosa correspondência e mais importante que tudo, “A história da Igreja”. É certo que contém falhas (ignorava o latim, e portanto o ocidente para ele é quase desconhecido, foi acusado de falsificar passagens ou mesmo de ignorar o que não lhe interessava), mas tendo uma preocupação de recolha de detalhes e pormenores, torna-se praticamente uma fonte fundamental para compreender os primeiros séculos da Igreja. Descreve autores, teólogos, heresias, polémicas que teriam ficado de outro modo esquecidas. É autor também de uma biografia sobre Constantino (pessoalmente o estilo irritou-me, parecendo mais uma hagiografia, mas creio que os filhos de Constantino não o deixariam vivo perante uma obra do estilo “Os 12 Césares”, e afinal Constantino acabara de vez com as perseguições e foi o seu patrono). É descrita aí a famosa visão de Constantino antes da batalha contra Maxencio e o concílio de Niceia.
Q.F.M.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

muito boa sua descrição de Eusébio de Cesaréia.

Gostaria se possível uma descrição, também de Lactâncio !!

Obrigada.

7:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home