Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

segunda-feira, julho 12, 2004

Os mesmos ídolos de ontem e de hoje...

«Muito gostam os romanos dos jogos de gladiadores e dos seus heróis. Contemplam estes lutadores como uma espécie de deuses, um exemplo mortal de heróis imortais.
Por todo o recém ampliado Império abundam os gladiadores. Com efeito, qualquer província celebra, quase diariamente, competições em que as equipas destes gladiadores lutam pela fama, pela glória e, sobretudo, pelo dinheiro. Jovens de todas as condições esquecem rapidamente qualquer outra forma de promoção pessoal e fixam as suas esperanças de triunfo social em conseguir entrar em alguma das equipas que pagam aos seus gladiadores grandes quantidades de dinheiro.
Apoiados por uma sociedade que faz da posse de bens materiais o objectivo da sua existência, estes jovens abandonam as suas terras e a sua educação, para se lançarem com toda a energia no mundo das competições atléticas.
Os que conseguem algum triunfo convertem-se rapidamente em referências para gerações inteiras. As suas representações gráficas inundam as ruas e as casas. Os seus modos, poses, roupa e penteados convertem-se no modelo de todos os jovens, que vêm neles a encarnação de todas as suas esperanças, são os guias de um mundo dominado por imperadores incapazes ou despóticos e assolado por conflitos militares nas regiões periféricas do império.
Na realidade, o mundo do espectáculo já não é dominado pelos actores, pelos pintores, pelos escultores, pelos poetas, pelos músicos ou pelos artistas em geral, mas por uma nova onda de jovens gladiadores, cujos feitos passaram a ser os únicos cantados pelos nossos cronistas.
»

Marcvs Clavdivs Osorivs dixit