PERSONAGENS (V): TIBÉRIO E CAIO GRACO Os Gracos ficaram para a História como grandes reformadores que tentaram proporcionar melhores condições de vida às camadas mais pobres da sociedade romana. O século XX, tão sensível às questões sociais, elevou-os à condição de mártires em prol de um mundo mais justo e fraterno. A opinião dos seus coetâneos, porém, dividia-se entre os que os consideravam demagogos com aspirações à realeza, e aqueles que os viam como defensores da plebe romana e dos oprimidos de toda a Itália.
Netos do grande Cipião, o Africano, vencedor de Aníbal, e filhos de Tibério Semprónio Graco, um senador conservador que se notabilizou no governo da Hispânia, Tibério e Caio Graco pertenciam a uma das principais famílias da nobreza plebeia. Como não eram patrícios, podiam aspirar ao cargo de Tribuno da Plebe. Essa era, aliás, uma forma usual de os jovens das grandes famílias plebeias darem início às suas carreiras políticas.
Os optimates dominavam o Senado que, na oligárquica república romana, era o orgão responsável pelas nomeações para as principais magistraturas do Estado, como o consulado, a questura e o censurato. A excepção era o importante cargo de Tribuno da Plebe, uma magistratura destinada a defender os interesses da classes populares. Os tribunos eram eleitos pelos plebeus, gozando de importantes prerrogativas: poder legislativo (podiam criar leis, mesmo com a oposição do Senado), inviolabilidade da sua pessoa (imunidade total durante o exercício do cargo), e poder de veto de todas as decisões do Senado. Os Gracos, embora pertencessem à nata da aristocracia romana, foram tribunos da plebe com preocupações sociais.
O primeiro a ocupar o cargo foi Tibério (163-133 a.C.), o irmão mais velho. Acusado de pretender cingir o diadema, foi assassinado por um grupo de senadores, nas escadas do Capitólio (um pouco à semelhança do que aconteceria a César). Cipião Emiliano, seu cunhado, terá aprovado (ou até participado) na conjura para o matar. Anos depois, e não obstante os pedidos da mãe para não enveredar pela carreira política, o seu irmão Caio (158-121 a.C.) seguiu-lhe os passos. Caiu igualmente assassinado, na sequência de um célebre episódio: quando se discutia se procedia à eleição dos novos tribunos da plebe, Caio Graco terá levado a mão à cabeça, querendo com isso dizer aos seus partidários que as suas vidas estavam em jogo. Se perdessem a reeleição, seria o fim. Todavia, o gesto foi mal interpretado pelos seus opositores, que prontamente o acusaram de desejar a coroa. Levantou-se imediatamente um violento tumulto, durante o qual Caio Graco caiu assassinado, juntamente com três mil dos seus seguidores.
Entre o ano 133, quando Tibério Graco se tornou Tribuno, e o ano 121 a.C., data do assassínio de Caio Graco, os dois irmãos tentaram pôr em prática as seguintes medidas:
- Tentaram fazer uma reforma agrária, distribuindo terras em Itália (do chamado ager publicus, ou seja, património do Estado) pelos plebeus de Roma. Obviamente que essa medida contou com a oposição dos grandes latifundários.
- Coisa inédita até então, tomaram iniciativas no âmbito da política externa: o rei Átalo III de Pérgamo, recentemente falecido, tinha legado o reino ao Povo Romano. Os Gracos fizeram aprovar uma lei segundo a qual o tesouro do rei Átalo seria investido na aquisição de alfaias agrícolas para uso dos plebeus e camponeses a quem as terras de Itália estavam a ser distribuídas.
- Retiraram aos patrícios o poder judicial, estipulando que os júris dos tribunais seriam doravante constituídos por cavaleiros (equites) e patrícios em percentagens iguais. O que acontecia até então era que, independentemente da gravidade de uma acusação, um patrício podia sempre contar com a benevolência de um jurí constituído pelos seus semelhantes, que por sua vez esperariam igual solidariedade da sua parte, em situações análogas.
As reformas do Gracos suscitaram a oposição dos patrícios, que governavam Roma desde o tempo dos reis etruscos.
Daí em diante e até ao advento do Império (o regime do principado), com César e Augusto, Roma seria dilacerada por constantes guerras civis entre optimates e populares.
Para a História ficou também a sua mãe, a célebre Cornélia. Filha de Cipião, o Africano, vencedor de Aníbal, foi dada em casamento a Tibério Semprónio Graco, que era na altura um dos principais rivais de seu pai, juntamente com Catão, o Censor. Tornou-se um símbolo de estóica abnegação, pela forma digna como suportou a perda dos filhos. Até à morte, já numa respeitável velhice, Cornélia foi adorada e respeitada por toda a Roma - inclusivé pelos senadores que lhe mataram os filhos.
C.J.F.
Roma Antiga
Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.
39 Comments:
olá. gostei muito do seu blog, ajudou muito no meu trabalho para amanhã. obrigada ;)
Olá, fiquei com uma dúvida... A partir da segunda guerra púnica os patrícios não são substituidos pela nobreza, pela ordem dos senatores e dos equestres???
Me ajudou bastante mesmo.Obrigada!
Mas poderia resumir um pouco.
Eu gostei muito do blog,mas eu quero os principais fatos da questão agrária de Roma. Kiss!!!!!
Muito bom, mas faça um resumo!
resume isso tudo e me conte o que quero saber!!!puxa vida em!!!
não me ajudou muito nao!!faça um resumo e me diga o que realmente preciso !!!mas mesmo assim valeu a intenção...
Eu achei que escreveu de mais e contou realmente o que era necessario de menos...Seu resumo naum atinge nenhuma espectativa de uma pessoa que realmente não sabe da história...Acredito que vc deve resumir usando os principais acontecimentos e com relação as reformas economicas e socias dos irmãos Tibério e Caio graco voce não não esclçareceu nada..
dei isso a hitoria mas n percebi nd mas agr km este blog a koisa e otra
os gracos são os primeiros socialistas antes do advento do socialsmo utopico e por isso morreram por suas qualidades assim como ghandi,trostk,luter king,jon e bob kennedy,jango,brizola,prestes,kubichek,lincon,che guevara,marighella,leonardo pareja e tantos outros destemidos desse mundo
bom blog, porém é muito extenso e não da as informações principais de forma muito clara. Além disso não faz distinção entre a reforma de Tibério e a de Caio.
Tibério foi eleito tribuno da plebe em 133a.C. e aprovou uma lei que limitava a extensão de terra pública que um homem podia arrendar ou ter para 500 iugera, e formou uma comissão que distribuiria a terra excedente entre os pobres de roma. Quanto ao reino de Pérgamo que foi deixado a Roma, Tibério legislou no sentido de instalar os pobres de roma naquelas terras. Tibério foi morto por ter tentado um segundo mandato de tribuno da plebe.
Quanto a Caio, quis reformas muito mais profundas, como leis agrárias, fornecimento de cereais muito baratos às classes mais pobres de Roma, regular o serviço militar, fundando colônias romanas nas províncias, lançando obras públicas em toda a Itália, retirando o tribunal de concussão do Senado e dividindo o entre cavaleiros e senadores, visando a realização de contratos públicos para a cobrança de impostos da Província da Ásia, e dando integral cidadania romana a todos aqueles que já eram beneficiados pelos Direitos Latinos, e os Direitos latinos a todos os italianos. Caio Graco não conseguiu completar seu programa em um ano candidatando-se a um segundo mandato e conseguiu. Candidatou-se uma terceira vez ao cargo, porém não foi eleito. O cônsul Lúcio Opímio e Marco lívio Druso atacaram suas leis logo após o seu mandato ter terminado. Por causa disso caio recorreu a violência e o Senado reagiu assassinando seu amigo Fúlvio Flaco e seus dois filhos. caio fugiu de Roma e se suicidou aos pés do monte Janículo.
Espero q ajude
As informações foram tiradas da série "Senhores de Roma" de Coleen McCullough" o livro existe nas livrarias e tem um bom glossário e uma lista dos cônsules.
Uma crítica construtiva: voce poderia resumir mais o texto.
o resumo esta mal imformada pq num outro site tava diferente
mas esta bom a ideia do testo
gostei muito. Mas preciso saber mais sobre a Questão Agrária.
muito bom....
irei ler o livro pra entender melhor
Obrigado, ajudou mto no meu trabalho!
muito boom .
mais eu qyero saber mais sobre a reforma agraria :D
obrigada,vc me salvou pressisava desse trabalho urgentemente
beijos♥
valeu me ajudo muito no trabalho brigado
eu gostei muito vai dar certinho para mim fazer meo trabalhoo...]
Brigado blog..
ola gostei muito por que me ajudou a fazer eu trabalho
Meu nome é Caio Graco numa homenagem a esse grande senador romano. Gostaria que me informasse o nome do livro sobre sua história. grato
olá,adorei as informações me ajudou muito no trabalho de história,obrigada!!!!!!!!!!!
oi,gostei do texto.+ se desse pra vc resurmi melhor seria melhor ainda...
Muito Obrigado , é com pessoas assim que esse mundo vai pra frente ! kk'
Me ajudou no meu trabalho para hoje,e é tudo meio que resumido,em fim OTIMO !
Tanks
eu achei muito legal alguem tinha que defender os pebleus
nossa valew eu precisava muito disso se nao a minha professora de historia ia me matar se eu nao soubesse
kk
gostei muito,vc é muito inteligente!!!!!!
adorei cou ganhar nota axima amanha na minha escola ,na aula de historia!!!!!!!!!!!
aposto que este texto vai cair na minha prova ou texto!!!!
muito bom ,obrigado!!!
odiei n me mostrou nenhuma explicaçao descente sao uns bandos de merda mesmo n sabem nem explica ate meu vo explica melhor
vaoooo se fuddee seus´putos burros
eu entendi oque e classe social vou explicar: classe social e um cu cu cu cu cu cu q n me interessa e nem interessa a voceis suas putas
meu deus gostei mais e grandaoooooooooooooooooo de maiso principal nao esta dito nele caralho ao escrever este texto tire nota baixima em historia burro que escreveu isto casetaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Olá meu nome é Graco e tenho muito orgulho!
Olá o seu blog me ajudou muito na tarefa!!!Obrigada!
Meu Deus. Um texto objetivo, claro, simples e informativo, e os analfabetos ainda pedem "resumo". Não é a toa que temos a pior política do mundo: nosso povo é o mais mal instruído também.
20150926 junda
louis vuitton outlet
Jordan 8 Bugs Bunny
Buy Kobe Shoes Online Discount
michael kors handbag
Real Louis Vuitton Bags
Michael Kors Handbags Huge Off
michael kors outlet
coach outlet
michael kors outlet
Ralph Lauren Outlet Clothing
ugg boots
michael kors handbag
abercrombie
Michael Kors Outlet Handbags Factory Price
canada goose outlet
Mont Blanc Legend And Mountain Pen Discount
Abercrombie and Fitch Outlet Sale
Louis Vuitton Handbags Discount Off
Michael Kors Handbags Outlet Deals
ugg boots clearance
Authentic Louis Vuitton Handbags Cheap Online
cheap toms shoes
Lebron James Basketball Shoes Sale
Jordan 6 Rings Powder Blue
celine
Louis Vuitton Handbags Factory Store
Coach Factory Outlet Private Sale
michael kors bags
Jordan 13 Shoes For Sale
ralph lauren uk
qzz0710
coach outlet
chloe sunglassess
ray ban sunglasses
coach outlet online
nobis outlet
furla handbags
mulberry bags
adidas crazy
polo ralph lauren
toms shoes
lebron 11
supreme outlet
nike cortez
jimmy choo shoes
timberlands
air max 270
fitflop
ralph lauren uk
moncler outlet
yeezy boost 350
Enviar um comentário
<< Home