Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

segunda-feira, agosto 20, 2007

The last legion
Vi um filme com esse nome. Resumindo a história:
No império romano do ocidente, Rómulo Augustulo uma criança, último descendente dos Césares é coroado imperador; o seu pai Orestes tem uma discussão com o chefe dos mercenários Odoacro, recusando-se a entregar 1/3 das terras de Itália a essas tropas. Os mercenários revoltam-se, massacram a guarda imperial, matam Orestes e vão matar o rapaz, quando Odoacro é convencido pelo tutor de Rómulo a manter o rapaz vivo; o rapaz é exilado.
Um comandante da guarda do imperador (aurelius) que sobrevivera ao massacre com alguns amigos e o apoio de um soldado enviado pelo império do oriente (que combate como um ninja e se descobre depois que é uma mulher) salvam o rapaz do exílio (em Capri), encontram a espada mítica de Júlio César e depois de atraiçoados por romanos do ocidente e oriente (que se aliam aos godos), decidem ir para a Bretanha onde está a 9ª legião, a última fiel. Lá descobrem que os membros daa 9ª legião passaram a viver como camponeses (embora ainda mantenham algumas virtudes guerreiras) sonhando com paz mas perante a ameaça de Voltigern (um senhor da guerra local) e de godos vindos atrás do rapaz, dá-se uma grande batalha, em que os romanos vencem.
Vemos no final o tutor de Rómulo a contar a um outro rapaz que Aurelius governou e adoptou o Rómulo que mudou o nome para Pendragon e este gerou um filho chamado Artur (o rapaz que está a conversar com ele), o tutor chama-se obviamente Merlim.
Ok, dito isto, o filme não é assim tão mau como parece; alguém fez pesquisa. Os nomes das personagens estão correctos, a atitude dos generais/senado também, o ataque dos mercenários a Roma é a compactação de 3 acontecimentos reais diferentes (saque dos visigodos, dos vândalos e morte de Orestes), os actores são excelentes e representam muito bem (uma pessoas pergunta-se o que eles fazem ali), a bizantina é lindíssima (uma actriz indiana), os equipamentos todos errados, as batalhas também, as formas de combate são iguais ao filme “herói” (menos a parte de voarem), misturado com o mito arturiano. Se nos esquecermos que supostamente é um filme histórico e pensarmos num filme de aventura/fantasia/wuxia ocidental com actores Shakespearianos está razoável; não nos aborrece muito (já vi filmes de aventuras mais chatos). Mas nunca o iria ver ao cinema; é daqueles que só vale mesmo a pena ver em dvd quando os nossos amigos desmarcaram todos de sair comnosco à última da hora.
Q.F.M.

13 Comments:

Blogger Rui said...

Também apanhei a banhada de ir ver esse filme ao cinema. Mas atenção: o filme é baseado (isto é um eufemismo..) no livro homónimo de Valerio Massimo Manfredi (que li em inglês, e essa versão é excelente) que aconselho a todos os que se interessem remotamente pela época de fim do Império.
A narrativa está muito bem construída, é muito poderosa e tem uma forte precisão histórica, e as personagens são plausíveis.
Na minha opinião, o filme não é mais que uma caricatura do livro, onde se enlataram alguns dos elementos mais pregantes da estória original (e se distorceu ou simplesmente mutilou tudo o resto - realço este parênteses..) a ver se pegava.

2:12 da tarde  
Blogger Barão da Tróia II said...

Também vi, e a sensação de barrete também ficou, falta ali qualquer coisa de coerência histórica, indismentível a qualidade da direcção de actores, gostei da fotografia, não sou grande especialista em assuntos romanos mas tenho alguns conhecimentos, aqui tenho colhido mais, históricos e realmente para filme histórico a coisa é fantasista demais.Boa semana.

1:19 da tarde  
Blogger alentejodive said...

Meus caros, já leram "Roma S.A.", de Stanley Bing?

Vale bem a pena.

Saudações.

11:54 da tarde  
Blogger osrevni said...

Vi uma propaganda desse filme e pensei comigo mesmo: "ih, mais um daqueles 'filmes históricos' de Hollywood!" Bom, agora acho que vou conferir, embora me pareça uma salada exagerada...

1:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu gostaria de saber em que cinema esta passando esse filme? Eu vi o trailer e me enteresso muito sobre a história de Roma, se alguem souber por favor me informe!

2:14 da tarde  
Blogger quirites said...

Anónimo: depende em que cidade mora.

2:45 da tarde  
Blogger Diannus do Nemi said...

Este comentário foi removido pelo autor.

6:25 da tarde  
Blogger Diannus do Nemi said...

.

Parabéns aos moderadores pela iniciativa do blog. A indicação de livros e sites é, também, muito boa.

Posso colocar essa página na minha lista de blogs indicados?

Abraço!^^

.

6:26 da tarde  
Blogger quirites said...

Pode sim

9:36 da manhã  
Blogger Ariel said...

Ola eu moro em Campinas e gostaria de saber onde esta passando esse filme se alguem por acaso souber por favor me avise!
Obrigado!

3:20 da tarde  
Blogger quirites said...

É melhor procurar na net, até porque a maioria dos frequentadores deste blog são portugueses, não o podendo ajudar.

4:57 da tarde  
Anonymous R.P.S. said...

é verdade, o filme é muitíssimo bom e bastante fiel.

4:22 da tarde  
Blogger freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

8:42 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home