Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

quinta-feira, agosto 09, 2007

A guarda pretoriana
Vou escrever não sobre a guarda em sí, mas sobre um livro sobre o assunto: “The praetorian Guard- Rankov, Boris, Osprey Publishing, 1994”.
Este livro está bem feito, mas desilude de algum modo. Explica como foi criada a guarda, a sua história (de fazedores de imperadores até ao infame leilão) e principais campanhas em que participou (sobretudo no Danúbio com Marco Aurélio), detalhes da sua organização, privilégios (salários, redução da duração do alistamento) e dia-a-dia. Concentra-se nos dois primeiros séculos, pouca informação contendo para o séc. III e IV (excepto a derrota final claro), dado que as fontes são muito escassas. As imagens são bastante boas.
No entanto é demasiado clássico, não contendo nada de novo que distinga este de muitos outros livros sobre o assunto sobretudo ao preço que é (sempre superior a 15 euros); digamos que todas as informações fulcrais que ele contém se arranjam facilmente na wikipédia. Vale a pena comprar se não se dispuser nenhuma outra obra sobre o assunto.
Q.F.M.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Tenho um posto no meu blogue, http://www.cegueiralusa.blogspot.com/, que talvez lhe interesse: uma visita virtual à Roma Antiga.

Veja:

http://cegueiralusa.blogspot.com/2007/08/fotos-de-roma-antiga-3d.html

1:18 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home