Roma Antiga

Blog sobre a Roma Antiga: história, cultura, usos e costumes.

quarta-feira, abril 20, 2005

Os celtas
Depois de umas semanas muito complicadas, volto a retomar a minha participação neste blog. Continuando o tema a que me propus, vou escrever sobre os celtas.
Termo genérico que designa um conjunto de povos de origem indo-europeia que tinham alguns elementos de cultura comuns e que se espalharam pela maioria da Europa, e parte da Ásia. Existem tantas informações escritas sobre eles (muitas delas falsas e fantasiosas) que tentarei ser o mais sucinto possível.
Embora a arqueologia os detecte cedo (anteriormente ao I milénio), os gregos são os primeiros a dar-lhes nome. Vistos como selvagens, belicosos, além de ocuparem a Europa, deambularam pelo mundo clássico conquistando, pilhando, ou servindo como mercenários. Haníbal usava-os, os vários reinos sucessores de Alexandre também (até os Lágidas os empregaram).
Vários grupos entraram pela Itália no séc. V a.c., instalaram-se no norte de Itália, quebraram o poder dos etruscos e mais tarde e saquearam Roma. Depois de uma série de guerras, os celtas da Itália seriam dos soldados mais fieis e aguerridos da península (sim, mesmo mais do que os do Latium!).
Na Gália e Bélgica estiveram divididos em pequenos estados que só se unificaram (parcialmente) com a ameaça de Júlio César no séc. I a.c.sobre a autoridade de Vercingetorix (demasiado tarde), podendo-se ler as peripécias desse conflito nas guerras da Gália de César.
Na península Ibérica, as diversas tribos celtas estavam mais ou menos misturadas com as populações autóctones e resistiram o melhor possível nos séc. II e I ac. contra Roma acabando por ser também conquistados.
No séc. I (a expedição de César anterior, não teve consequências) é a vez dos bretões serem conquistados.
Os gálatas tinham sido derrotados por Átalo um dos epígonos, e obrigados a se fixarem na Ásia Menor (parte da Turquia), onde mais tarde seriam adversários/aliados e depois membros do império romano.
A maioria dos territórios a leste do Reno em posse dos celtas acabou, por ser conquistados pelos germanos (embora se mantivessem tribos que se movimentariam até Marco Aurélio e sobretudo na Irlanda e Bretanha.
Caracterização cultural é um bocadinho complicada de povos que tendo origem comum, se espalharam por zonas tão diversas. A princípio tinham como arma principal o carro, mas depois acabaram por abandona-lo (com excepções). A maioria usava pequenas unidades de loucos furiosos (gaesatai) que combatiam nus. Boa parte do seu armamento (espada, grande escudo, capacete foi copiado sem vergonha pelos romanos (que mais tarde o abandonaram em favor de equipamento germânico). Tinham uma joalharia e um domínio da metalurgia que ainda hoje nos impressiona nos museus com os seus motivos naturalistas e geométricos (ok, pelo menos impressiona-me a mim). No seu estereótipo, viviam em pequenos clãs com uma aristocracia guerreira que vivia das armas, o resto da população era livre ou semi-livre (embora existissem escravos). Eram indisciplinados, lançando insultos aos adversários, vivendo para a sua honra de guerreiros e do clã. Possuíam verdadeiras cidades e dedicavam-se ao comércio, agricultura e pecuária.
A par dos chefes, existia uma outra autoridade, a dos druidas. Eram sacerdotes que possuíam grande autoridade moral, e de resto pouco se sabe de concreto, dado que não deixaram escritos seus e o que sabemos foi pelos romanos que eram seus adversários fidagais.
Q.F.M.